Pastéis de Nata Caseiros | SaborIntenso.com
SaborIntenso.com
Publicado a 29-06-2013, 17:46
por Piteca
Receita de Pastéis de Nata Caseiros

Citação:
Recebi à uns dias duas encomendas de pastéis de nata e, como eu nunca me nego, e apesar de nunca ter feito, resolvi aceitar. Lembrei-me de uma receita que tenho guardada que me foi dada no curso pelo nosso Chef e resolvi experimentar. Lembrava-me que os tínhamos feito no curso e que eram realmente muito bons, mas claro o meu forno não é igual aos fornos profissionais que atingem grandes temperaturas e como todos nós sabemos os pastéis de nata têm de ser cozidos a altas temperaturas. Apesar do meu forno só atingir os 250ºC resolvi experimentar na mesma para ver o que saía. O resultado foi fantástico, de aspecto não são assim tão parecidos com os pastéis de compra, mas de sabor não andam muito longe, são maravilhosos!

Ingredientes:
  • 1 l de leite
  • 200 g de farinha
  • 1 kg de açúcar
  • 24 gemas
  • Aroma de baunilha q.b.
  • Casca de 1 limão
  • 400g de massa folhada
Preparação:

Num tacho leve o açúcar com um pouco de água ao lume até fazer ponto (32º).
Dilua a farinha em 200 ml de leite e leve ao lume o restante leite a ferver com a casca de limão. Assim que ferver adicione a farinha e retire do lume.
Junta-se o açúcar em ponto ás gemas cuidadosamente para que estas não cozam mexendo sempre. Adicione esta mistura ao leite e acrescente umas gotas de aroma de baunilha.
Passe a mistura pelo passador chinês.
Unte forminhas de margarina e polvilhe com farinha, forre-as com massa folhada mesmo até ao topo da forma e encha com o preparado anterior. Leve ao forno pré aquecido no máximo, até que estes fiquem bem tostadinhos por cima.
A intenção é deixar queimar mesmo para que fique com o aspecto do pastel de nata.


Notas: Eu não fiz os pastéis nas forminhas mais pequenas fiz em formas médias para que ficassem maiores, pois era o que me tinham encomendado.
Assim esta receita rende cerca de 18 pastéis.
Se fizerem nas tais forminhas mais pequenas deve de vos render cerca de 36 pastéis, mais coisa menos coisa.
Os pastéis de nata, como já disse no início têm de cozer em temperaturas bastante elevadas, para que fiquem bem cozidos e estaladiços por fora mas cremosos por dentro, na receita diz para levar ao forno a 450ºC, por isso é imperativo que coloque o forno no máximo (em cima e em baixo, para quem tem duas grelhas) para que os pastéis saiam bem.
Bom apetite!


FOTOS: Piteca
Fotografias
Pastéis de Nata Caseiros-pasteis-nata..jpg   Pastéis de Nata Caseiros-pasteis-nata-mais-perto.jpg  
  #1  
Antigo
29-06-2013, 20:37
2
Os pasteis ficaram bonitos!!! Parabéns!!
02-07-2013, 13:16
3
Olá Carla, muito obrigada pela simpatia!
Beijinhos doces.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2021 SaborIntenso®