SaborIntenso.com
Publicado a 14-01-2013, 00:26
por Tiagoband
Receita de Banana Caramelada
Ingredientes para 4 pessoas:
  • 4 unidades de banana nanica (eu usei banana prata mesmo)
  • 1 litro de óleo para fritar
  • Sorvete de creme para servir (opcional)
Para o Caramelo:
  • 80 ml de água
  • 200g de açúcar
Para a Massa para empanar:
  • 300g de farinha de trigo sem fermento
  • 15g de farinha maisena
  • 350ml de água
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de óleo (+ - 5g)
  • 2 colheres de sobremesa (+ - 10g) de fermento químico em pó
  • 1 pitada de sal (bem pouco mesmo)
Preparação da Massa para Empanar:

1. Em uma tigela, junte a farinha, o sal, e a farinha maisena e misture (não adicione nem o óleo e nem o fermento agora).
2. Faça um buraco no meio dos ingredientes secos e adicione o ovo e vá adicionando a água aos poucos.
Bata bem com uma varinha de arame.
3. Só após a massa já misturada, adicione o óleo e misture mais.
A massa fica bem líquida mesmo.
4. Reserve. Deixe para adicionar o fermento apenas pouco antes de empanar as bananas.

Preparação do Caramelo:

1. Em um tacho, adicione 80ml de água e 200g de açúcar.
Deixe no lume até que fique em ponto de caramelo.

2. Após atingir o ponto desejado, vá controlado a temperatura para que não queime o caramelo.
Se necessário, retire o tacho do lume e coloque-o sobre um pano umedecido.
Se começar a endurecer, retorne o tacho para o lume.

Preparação da Sobremesa:

1. Coloque o óleo em um tacho e aqueça-o.
2. Se ainda não colocou, coloque e misture o fermento da massa para empanar.
3. Descasque e corte a banana nanica em 3 ou 4 pedaços.
Para ficar diferente, preferi cortar os pedaços angulados, parecendo um trapézio.
4 .Com um garfo, espete os pedaços de banana, mergulhe-os na massa para empanar e leve-o para o tacho para fritar.
5. Após o empanado ligeiramente dourado, passe-lo no caramelo e ponha-o em uma superfície anti-aderante para arrefecer (usei papel manteiga).
6. Sirva com uma bola de gelado, e bom apetite.

Dica 1 : caso queira que o caramelo das bananas fiquem com aspecto vitrificado, recomendo retirar do caramelo e colocar em uma tigela com água gelada. E só depois deixar sobre o papel manteiga.

Dica 2: eu ainda não tenho muita intimidade com calda de caramelo. Na realidade, foi a primeira vez que fiz. Então, tive dificuldade em controlar a fritura e o caramelo ao mesmo tempo. Por isso, as últimas bananas ficaram com o gosto meio amargo, pois o ponto do caramelo passou no final. Caso não tenha muita prática com calda de açúcar (assim como eu), aconselho empanar as bananas primeiro, e só depois fazer a calda.

Dica 3: o empanado fica bem fininho, leve e crocante. Na foto deixei algumas sem caramelizar para verem como fica. O segredo está na colher do óleo adicionada após a mistura, e na adição do fermento pouco antes de empanar a banana.

Espero que gostem.
Abracinhos.
Tiago Bandeira.


FOTOS: Tiagoband
Fotografias
Banana Caramelada-banana_caramelada1_2013-01-13.jpg   Banana Caramelada-banana_caramelada2_2013-01-13.jpg  
  #1  
Antigo
14-01-2013, 09:55
2
Bem, que aspecto maravilhoso.
Devem estar uma delícia.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®