SaborIntenso.com
Publicado a 21-02-2012, 17:18
por Duxa
Receita de Compota de Maçãs com Cravinho, Anis e Canela
Ingredientes:
  • 1 kg de maçãs descascadas e limpas de caroços
  • 400g de açúcar (poderão pôr mais quantidade se gostarem)
  • sumo de um limão
  • raspa muito fina do limão
  • 1 estrela de anis
  • 3 paus de canela
  • 1 cabeça de cravinho
Preparação pelo método tradicional:

Cortar as maçãs em cubos, depois de lavadas, descascadas e limpas de caroços, regá-las com o sumo do limão e colocá-las dentro num liquidificador, triturar por uns segundos.
Verter para uma panela alta, e adicionar a raspa fina do limão, bem como o açúcar e as especiarias.
Deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, assim que verificar que ganha a consistência do ponto de estrada (passa a colher de pau no fundo da panela, e verifica que desenha uma estrada), desligue o lume . Deixe arrefecer um pouco e coloque dentro de frascos de vidro esterilizados.Coloque um papel vegetal, embebido em aguardente por dentro das tampas dos frascos, tape os frascos e vire-os de cabeça para baixo, assim ganharão vácuo.

Preparação feita na Bimby (Thermomix):

Coloque dentro do copo a casca do limão e o açúcar, e pulverize alguns segundos, junte as maçãs já limpas e cortadas aos cubinhos, regue com o sumo do limão e triture alguns segundos na posição 5/6.
Adicione as especiarias, e programe 35 minutos /Temp. 100ºC / Vel. 1. Substituía o copinho da tampa, pelo cesto voltado para baixo, para evitar os salpicos.
Findo este tempo, verifique se gosta da consistência, se necessário programe mais 5 a 10 minutos à Temp. Varoma / Vel. 1.
Proceda como indico em cima, na preparação pelo método tradicional.


FOTOS: Duxa
Fotografias
Compota de Maçãs com Cravinho, Anis e Canela-doce-maca.jpg   Compota de Maçãs com Cravinho, Anis e Canela-dscf1943.jpg   Compota de Maçãs com Cravinho, Anis e Canela-dscf1924.jpg  
  #1  
Antigo
01-04-2013, 17:56
2
Achei interessante a ideia de por papel vegetal nas tampas mas fiquei a pensar. Depois as compotas nao vão ficar a saber a aguardente?
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®