SaborIntenso.com
Publicado a 04-03-2012, 15:36
por Duxa
Receita de Empadas de Atum Açoreanas
Ingredientes para a Massa:
  • 500 g de farinha
  • 100 gramas de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento seco biológico
  • 150 gramas de manteiga ou margarina derretida
  • 2 ovos inteiros
  • 25ml de água morna* ou leite ( devem adicionar mais um pouco, caso achem a massa um pouco seca).
As minhas notas: Adicionei 25ml de água morna à massa, para a tornar mais elástica e mais fácil de trabalhar.
Estiquei-a com a ajuda do rolo da massa, para a tornar mais fininha, as tampinhas das empadas, utilizei a boca larga de uma caneca para facilitar a tarefa.
Renderam-me 12 empadinhas na forma dos muffins, mais duas, nas formas que utilizo para os pasteis de nata.
A empadas apenas ficam com um suave adocicado, não receiem colocar o açúcar que vem na receita, pois não ficam doces.

Amassam-se todos os ingredientes até obter uma bola de massa e reserva-se.

Para o Recheio:

  • 100 gramas de margarina
  • 1 colher de óleo
  • 1 cebola grande picada
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • 1 colher de sopa de polpa de tomate
  • 2 latas de atum
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • noz moscada q.b.
  • salsa picada
Preparação:

Põe-se o óleo, a margarina e a cebola em lume brando até alourar.
De seguida juntam-se as colheres de farinha mexendo sempre, depois junta-se a polpa de tomate, o atum (sem o óleo), a salsa picadinha e tempera-se com o sal, a pimenta e a noz moscada.
Retira-se do lume e reserva-se.
Para fazer as empadinhas, retira-se uma bolinha de massa, coloca-se na forminha e vai-se moldando com as mãos de forma a forrar o fundo e os lados da forminha.
No interior coloca-se o recheio.
De seguida para fazer as tampinhas retira-se mais uma bolinha da massa que se molda e espalma com as mãos e coloca-se a cobrir o recheio.
E vai-se fazendo assim sucessivamente até terminar a massa e o recheio.

Decoração:
  • 1 gema de ovo
  • azeitonas pretas ( não coloquei, não tinha )
Pincela-se cada empada com gema de ovo e coloca-se uma azeitona preta em cima carregando até meio da azeitona e vai ao forno a cozer até ficarem douradinhas. Sirva as empadinhas frias


FOTOS: Duxa

Fonte :* Delícias e Companhia *: Empadas de Atum
Fotografias
Empadas de Atum Açoreanas-dscf2033.jpg   Empadas de Atum Açoreanas-emapdas.jpg   Empadas de Atum Açoreanas-empadas.jpg  
  #1  
Antigo
04-03-2012, 17:48
2
Um dia destes atrevo-me!
Excelente receita e sugestões.
04-03-2012, 20:12
3
Estou tentada a fazer, embora o açucar me esteja a fazer um pouco de confusão...
Beijinhos Duxa
05-03-2012, 06:26
5
Excelentes,ficaram lindas.
Bjinho!
05-03-2012, 20:25
6
Postado Originalmente por paula crespo Ver Post
Estou tentada a fazer, embora o açucar me esteja a fazer um pouco de confusão...
Beijinhos Duxa
Paula avança, pois a massa fica ligeiramente adocicada, e casa muito bem com o recheio.
Também eu pensei em retirar açucar à massa , mas arrisquei e não me arrependi.
Beijinhos.
06-03-2012, 14:45
7
Gostei muito da receita, obrigada pelas dicas da massa!
Beijinhos
24-03-2012, 23:27
8
O quanto eu gosto de empadas, sejam de frango ou de atum... Mas aqui pra estes lados alemães não se encontra nada disso
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®