SaborIntenso.com
Publicado a 31-03-2010, 11:28
por Tantra
Receita de Berinjela à Africana

Amig@s do SaborIntenso: hoje vou compartir com voces uma receita do fruto que eu persoalmente mais gosto: a beringela.

Historinha
:
Inda que ja conhecia algumas receitas de ela,donde verdaderamente a apreciei e valorei foi cando trabalhei em Marrakech.Tenho moitos recordos de aquel viaje,quero voltar porque quem vai a Africa, sempre volta por o que marca aquel continente.
Há controvérsias acerca da origem desta planta, havendo autores que acreditam na sua procedência africana, outros afirmam ser oriunda das Antilhas.
Aclimatou-se bem no Brasil, sendo encontrada em todos os estados.Outros dicem que e originaria da Índia, sendo própria dos climas quentes.Eu ajo que e originaria mesmo da India.
O fruto tem valor nutritivo reduzido (pobre em carboidratos,proteínas, minerais e vitaminas) mas alto valor terapêutico:

O fruto ou o chá da folhas é laxante, diurético.
Comer habitualmente regula o colesterol, equilibra o sono.
melhora o funcionamento dos intestinos
Ja o refram di:berenjela,non enche nim llena


Ingredientes:
  • 2 berinjelas médias
  • 1/2 chávena de azeite de oliva
  • 1 dente de alho
  • 3 talos de aipo em rodelas
  • 1 cebola média em rodelas
  • 1 chávena de tomates sem pele e sem semente picados
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1/2 chavena de azeitona verde picada
  • 1 ovo cozido (op)
  • orégãos
  • salsa a gosto
Preparação:

Lave bem as beringelas.
Com ajuda de um pano seque-as bem

Corte-as em fatias.
Aqueça o azeite em uma panela, junte o alho e a berinjela e
frite por 5 minutos ou até dourar;
Retire a berinjela da panela com o auxílio de uma escumadeira e junte ao azeite que ficou na panela o aipo e a cebola.

Frite até a cebola ficar transparente.escumadeira e junte ao azeite que ficou na panela o aipo e a cebola.
Acrescente o tomate e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre.

Coloque na panela as berinjelas,sal, azeitona,oregano e ovo cozido bem picadinho.
Misture bem e cozinhe em fogo brando por mais 5 minutos.

Dica: antes de cozinhar deijar as berenjelas em agua com sal ou com umas gotinhas de vinagre,pra que nom oxidem (ficar oscuras)

Este plato e um bom acompanhamiento pra carne,peixe...


O Preparo............


Os Resultados

FOTOS: Tantra
Fotografias
Berinjela a Africana-berenjena2.jpg  
  #1  
Antigo
31-03-2010, 13:35
2
Tantra não tenho por hábito comprar berigela, até porque nunca provei,
agora vendo a tua receita, apeteceu-me experimentar, tem um ar delicioso
gostei muito da história, estamos sempre a aprender algo novo contigo,
obrigada amiga por mais uma deliciosa receita,
beijinhos
31-03-2010, 13:50
3
Duxa: eu uso moito,e como ja coloquei ahí e moito boa pra saude.Experimente sei que no se vai arrepenter.Pode fazer asim camadas de arroz blanco cozido, beringela,de novo arroz blanco e por cima queijo prato.Leve ao forno so a gratinar:DELICIOSO
31-03-2010, 14:19
4
Tantra amiga, já tinha ouvido falar muito bem das propriedades da Beringela, no Verão costumo mergular rodelas de beringela em água e sumo de limão, esse líquido é muito bom para beber para quem queira emagrecer, já sabias?
Adorei esta forma de a confeccionar e prometo que vou experimentar um dia destes ok? Obrigada pelas fotos lindas.
31-03-2010, 14:34
5
Obrigada Mariana: tinha oido algo parecido,mai era mistura de suco de laranja com a casca da berengela ou algo asim......
Obrigada,faz nom se vai arrepenter,so que as crianças............
31-03-2010, 15:18
6
Tantra,
Por acaso aqui nos USA comemos muito beringela.
E' muito boa, agora já tenho mais uma receita para fazer.
Parabéns ficou com um óptimo aspecto.
Obrigada por partilhares mais uma receita.
Beijinhos
31-03-2010, 15:49
7
ICatarina:no engorda asim que todos a comer beringela.
Obrigada
31-03-2010, 17:04
8
Postado Originalmente por Tantra Ver Post
ICatarina:no engorda asim que todos a comer beringela.
Obrigada
E' Verdade não engorda, aqui ate fazem um soffele de beringela muito bom.
Beijinhos
01-04-2010, 01:43
9
Postado Originalmente por mariana5 Ver Post
Tantra amiga, já tinha ouvido falar muito bem das propriedades da Beringela, no Verão costumo mergular rodelas de beringela em água e sumo de limão, esse líquido é muito bom para beber para quem queira emagrecer, já sabias?
Adorei esta forma de a confeccionar e prometo que vou experimentar um dia destes ok? Obrigada pelas fotos lindas.

Isso da resultado Mariana5 ? e k preciso de perder uns kilos...
01-04-2010, 01:50
10
Postado Originalmente por Tantra Ver Post
Duxa: eu uso moito,e como ja coloquei ahí e moito boa pra saude.Experimente sei que no se vai arrepenter.Pode fazer asim camadas de arroz blanco cozido, beringela,de novo arroz blanco e por cima queijo prato.Leve ao forno so a gratinar:DELICIOSO

Obrgdo pla receita! tbm adoro beringela.faco 1 prato = ao seu c/ caril. embrulha em pao arabe e come! de verao gosto de beringela assada na churrasqueira c/ zeite e sal!
01-04-2010, 03:04
11
Postado Originalmente por Manuela Arnel Ver Post
Isso da resultado Mariana5 ? e k preciso de perder uns kilos...
Manuela Arnel,
Que esaxerada hehehe a da Mariana não sei....
mas acho que não precisas.
beijinhos
01-04-2010, 05:25
12
Amiga Manuela: eu que agradezco as suas palabras.
Gostem ou nom das receitas,cuando as fago al menoo eu gosto de recibir a opinión
Obrigada
Beijinhos
03-04-2010, 17:19
13
adoro beringelas , parabens!vou fazer;;;;
03-04-2010, 17:42
14
Ola Lua,fico feliz que tenhas gostado.
Beijinhos
15-04-2010, 11:36
15
olá Tantra
Adoro beringela,e quando estou de dieta, como á o caso, faço muita vez beringela recheada
obrigada amiga, por mais esta maravilhosa receita
bjs
21-09-2010, 17:16
16
Olá Tantra, e muito obrigada pela receita de beringela, tem um aspecto maravilhoso.

vou preparar esta receita no fim de semana, se aguentar até lá, para acompanhar com carne grelhada.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®