SaborIntenso.com
Publicado a 21-10-2009, 22:10
por Neuza Costa
Receita em video de Moamba de Galinha
Ingredientes para 5 pessoas:
  • 1 galinha cortada em pedaços
  • 1 beringela cortada em cubos
  • 1 courgette cortada em cubos
  • 250g de quiabos
  • 2 tomates cortados em cubos
  • 1 cebola grande picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 folhas de louro
  • Malaguetas a gosto
  • Óleo de palma q.b.
  • Água q.b.
  • Sal q.b.
Ingredientes para o pirão:
  • 250g de farinha de milho
  • 1 litro de água
Preparação:

1. Num tacho largo, coloque 6 colheres de sopa de óleo de palma. Se
a galinha for muito gorda, coloque menos.
Junte a cebola, os alhos, o tomate, as folhas de louro e deixe refogar um pouco.

2. Passado cerca de 5 minutos, junte a galinha.
Tempere com sal, junte as malaguetas e deixe ganhar um pouco de cor.

3. Passado cerca de 5 minutos, cubra a galinha com água e deixe cozer.
A meio de cozedura (cerca de 1 hora / depende da galinha), junte a beringela e a courgette.
Mexa e se necessário acrescente um pouco mais de água.
Deixe cozer a galinha até ficar tenrinha.

4. Entretanto, corte as pontas dos quiabos e faça um corte ao alto.

5. Para o pirão, coloque 1 litro de água a ferver.
Dissolva à parte, um pouco da farinha com água morna.
Quando a água começar a ferver, junte a farinha misturada com a água.
Mexa.
Junte a restante farinha e mexa sempre para não ganhar grumos.
Deixe cozer em lume brando enquanto mexe durante 5 minutos.
Passado 5 minutos, desligue o lume.

6. Depois do pirão feito, coloque num prato fundo e molhado.
Tape com um prato molhado.
Deixe o pirão em repouso durante 10 minutos para ficar com a consistência desejada.
A colher do pirão deve ficar dentro de um tigela com água para não agarrar.

7. Quando a galinha estiver tenrinha, junte os quiabos e mexa.
Deixe a cozer entre 10 a 15 minutos até os quiabos ficarem tenrinhos.
Depois de tudo tenrinho, está pronto a servir.
Se não gostar de pirão pode servir este prato com arroz branco.



Tempo de preparação: 2 horas e 15 minutos
Custo: 12.00 € | Custo por pessoa: 2.40 €
Fotografias
Moamba de Galinha-moamba-galinha-1.jpg   Moamba de Galinha-moamba-galinha-2.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Moamba-de-Galinha-SaborIntenso.pdf (100.1 KB, 876 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Moamba-de-Galinha-FOTO-SaborIntenso.pdf (140.0 KB, 1042 visualizações)
Quem Fez
CéliaMramiSandro Vilarromerojs
  #1  
Antigo
21-10-2009, 22:45
2
Eu nasci no Lobito, portanto é muito simples, adoooooooooooooooooooooooooooooooro este prato.
21-10-2009, 23:04
3
Postado Originalmente por JMCC Ver Post
Eu nasci no Lobito, portanto é muito simples, adoooooooooooooooooooooooooooooooro este prato.
O meu pai e o da Neuza também são angolanos, também fui habituado desde pequenino a comer esta luxuosidade de prato
21-10-2009, 23:17
4
Eu não sou de Angola, mas já comi várias vezes este prato feito pela Neuza.
É mesmo, como diz o Sandro, um luxo de prato.
22-10-2009, 02:05
5
Neuza, obrigada.

Em Luanda, também convivi com o cheirinho a moamba durante muitos anos, mas retirávamos o óleo de dendém directamente do fruto. Também havia enlatado.
22-10-2009, 18:22
6
Nunca comi, mas fiquei tentada a experimentar!!!...hummmm
22-10-2009, 19:06
7
Postado Originalmente por Wild Rose Ver Post
Neuza, obrigada.

Em Luanda, também convivi com o cheirinho a moamba durante muitos anos, mas retirávamos o óleo de dendém directamente do fruto. Também havia enlatado.
"Directamente do fruto", SURTUDAAAAAAAAAAA, isso tambem eu queria, mas tenho de me contentar com o conteudo da latinha.
22-10-2009, 20:12
8
Postado Originalmente por JMCC Ver Post
"Directamente do fruto", SURTUDAAAAAAAAAAA, isso tambem eu queria, mas tenho de me contentar com o conteudo da latinha.
Isso era dantes! Agora... malé! Só mesmo da latinha.
Qualquer dia vou pedir a alguém que me traga para matar saudades.
27-10-2009, 15:46
9
Há muito tempo que tenho vontade de experimentar moamba,porque tenho ouvido dizer que é bom,mas também me disseram que a galinha tem de ser velha. Isso é verdade?
27-10-2009, 15:57
10
Olá Tita,

Bem vinda a esta comunidade.

A galinha não tem de ser velha, claro que seria melhor se fosse galinha caseira, criada como antigamente, mas isso hoje em dia já é difícil de se encontrar, infelizmente.
Este prato pode ser feito com galinha normal ou frango do campo, que se vende no supermercados.
Hoje em dia é tão difícil de encontrar uma galinha carnuda que às vezes é preferível utilizar o frango do campo.

Espero ter sido útil, até breve.
27-10-2009, 19:07
11
Obrigada. Estou com vontade de experimentar,depois eu digo como correu.
01-11-2009, 10:40
12
Nasci em Benguela, e jà hà muito que não como este prato. Primeiro porque sempre pensei que era muito dificil fazer, segundo porque agora vivo nos Estados Unidos e è mais dificl encontrar os productos, mas acho que se procurar encontro. Bem vou seguir os passos da Neuza e fazer uma surpresa à minha familia Angolana/Americana.

Obrigado!!
05-11-2009, 21:36
13
Ola Neusa, Sandro e Eq.SaborIntenso,
sou o irmão do Tiago (proprietario desta conta), chamo-me João
eu gostava de saber se os quiabos estao a venda, e que eu nao encontro, e mais uma coisa: a galinha pesa a volta de quanto (kg)?

Obrigado.
05-11-2009, 21:56
14
Olá João,

os quiabos encontram-se à venda em qualquer supermercado (pingo doce, jumbo, continente, modelo) ou mercado de legumes, na zona de legumes, normalmente perto das malaguetas.
A galinha tinha mais ou menos 2 kg caso tenha menos, convém reduzir a quantidade de óleo de palma, para não ficar muito gordo.

espero ter ajudado, obrigado.
13-11-2009, 13:58
15
Fiquei com aguá na boca, vou ter que fazer essa receita, beijos..
23-11-2009, 17:17
16
Fiz... Convidei a Família...... e foi claro um SUCESSO!!!!!
11-01-2010, 19:04
17
Ontem domingo, fatal como o destino, fui nomeado ca em casa para fazer o almoço.
E qual foi o prato do almoço, va digam la, outra vez, não, tambem não, qual ??, exacto MOAMBA, pois esta claro.
Desta vez o acompanhamento foi batata frita.
O que sera que se pode dizer ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, quando o prato principal é bom, qualquer acompanhamento lhe fica bem.
A bebida foi uma garrafinha de espumante que sobrou da passagem de ano, fresquiiiiiiiiiiinha.
14-01-2010, 16:54
18
Tenho vontade de chorar quando me lembro de Angola (Luanda) Muamba banana e cola ai que Saudade meu Deus ai terra Linda. Tenho saudade cheiro daquela Terra e näo só Escola Amarela
Sagrada Familia, Estrada da Corimba os gelados do Baleizäo etc... deixemos as recordacoes de lado mas fica aqui para aqueles que lá passaram Duo Ouro Negro é só um cheirinho o Sandro que nao me leve a mal por postear aqui o blog mas veio mesmo a calhar.
Vou ver se arranjo os quiabos e o oleo de palma pq aqui na Alemanha penso ser dificil.
18-03-2010, 13:56
19
No outro dia comi este prato em casa de uma amiga, estava uma maravilha, mas a acompanhar foi a "funge", adorei.
Beijos
21-03-2010, 17:39
20
muito obrigado querido filho e Neuza pela moamba. estava espectacular. Mais comovido fiquei por seres tu a confeciona-la. um grande presente para o dia do papa. obrigado uma vez mais e parabens.
24-04-2010, 20:06
21
Que bom saber que muita jente gosta da nossa comida.parabens Neusa.E muito socesso.Beijooooooooooooo
05-06-2010, 20:29
22
Simplesmente adoro! É o meu prato preferido!! =)
Está muito explicita a receita, como sempre Neuza!Parabéns!
Agora para um toque mais "angolano" falta aqui o mufete he he he.
Bjs
03-02-2011, 12:54
23
Ola Neuza e Sandro,

Eu adoro este prato, o meu marido é angolano também...
Eu aprendi com a irmã dele, mas nunca tinha experimentado fazer. Quando vi aqui a receita experimentei logo no mesmo dia... é divinal.

Se possível podem enviar mais receitas angolanas?
para surpreender o meu marido e a família dele...

adorava saber fazer paracuca, doce de coco e doce de ginguba.
ai é tão bom...

Obrigada
beijinhos
03-05-2011, 16:40
24
Hoje vou experimentar fazer esta receita...Não sei se vai correr bem mas o aspecto está divinal e acredito que o sabor também...Vamos lá ver se me corre bem...
11-01-2012, 12:42
25
Olá Neuza. Gostava muito de fazer moamba mas tenho uma dúvida. O óleo de palma que encontro aqui é liquido e o que a Neuza usa na sua receita é mais sólido. Existe diferença? Qual a quantidade que deverei usar? Obrigada. Beijinhos
06-03-2013, 15:19
27
ola neuza,

a farinha de milho que usa é maizena ou é outro tipo de farinha de milho??

obrigada
06-03-2013, 15:36
28
Postado Originalmente por Raffilda Ver Post
ola neuza,

a farinha de milho que usa é maizena ou é outro tipo de farinha de milho??

obrigada
Olá Raffilda,

usei farinha de milho existe à venda em todos os supermercados, maizena não é farinha de milho, é amido de milho.


Obrigado e beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®