SaborIntenso.com
Publicado a 25-09-2009, 15:03
por Neuza Costa
Receita em video de Bolo Brigadeirão
Ingredientes para 12 fatias:
  • 5 ovos
  • 250g de açúcar
  • 200g de chocolate em tablete para culinária
  • 100g de manteiga
  • 200g de farinha
  • 2 dl de leite
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal fino
  • Margarina para untar
  • Farinha para polvilhar
Ingredientes para o recheio:
  • 2 latas de leite condensado
  • 125g de chocolate em pó
  • 2 colher de sopa de manteiga
  • Pepitas de chocolate q.b.
  • 2 latas de leite
Preparação:

1. Unte uma forma redonda com margarina e polvilhe-a com farinha.

2. Num tacho com água, coloque outro tacho por cima. (Este processo é conhecido por banho maria).
No tacho, coloque as 100g de manteiga e a tablete de chocolate partido em pedacinhos, deixe derreter tudo e mexa de vez em quando para ficar com uma mistura homogénea.
Depois do chocolate derretido, apague o lume.

3. Parta os ovos e separe as gemas das claras, junte o açúcar às gemas e bata até ficar uma gemada.
Depois da gemada feita, continue a bater e junte aos poucos o chocolate derretido.
Depois da gemada e do chocolate bem misturados, junte aos poucos enquanto bate, o leite alternadamente com a farinha e o fermento.

4. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal fino.
Envolva as claras na massa do bolo.
Depois de tudo envolvido, deite a massa do bolo na forma.

5. Leve ao forno pré-aquecido nos 170º entre 50 minutos a 1 hora.
Passado 1 hora retire o bolo do forno e desenforme-o.
Com uma faca de serrilha e com cuidado, abra o bolo ao meio e deixe arrefecer as duas metades.

6. Num tacho anti-aderente, coloque o as 2 latas latas de leite condensado e junte o chocolate em pó, misture tudo muito bem.
Junte as duas latas de leite e por fim, junte as duas colheres de sopa de manteiga.
Coloque em lume brando e mexa sempre até engrossar.
Quando o molho estiver bem grosso está pronto.
Apague o lume e deixe arrefecer.

7. Depois de tudo frio, recheie o bolo com metade do creme e cubra com a outra metade do bolo.
Polvilhe o bolo com as pepitas de chocolate



Tempo de preparação: 1 hora e 30 minutos
Custo: 7.00 € | Custo por fatia: 0.58 €
Fotografias
Bolo Brigadeirão-bolo-brigadeirao-1.jpg   Bolo Brigadeirão-bolo-brigadeirao-2.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-Brigadeirão-SaborIntenso.pdf (96.2 KB, 3972 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-Brigadeirão-FOTO-SaborIntenso.pdf (155.2 KB, 4464 visualizações)
Quem Fez
VanessafabnhamiMonica TeixeiraNelia Pedrosapetala_tCarolina Monteirosanvivi*Sofia*
 
Antigo
21-01-2011, 14:48
31
A minha irmã fez esta receita para o Natal, simplesmente divinal! Parabéns
16-02-2011, 17:36
32
Fiz este bolo no meu aniversário e ficou uma delícia. Recomendo
04-03-2011, 23:43
33
Boas

Decidi surpreender a minha mãe e em vez de ir comprar, como de costume, um bolinho de aniversario, fi-lo eu mesma.
E deixem k vos diga
UMA DELICIA
recomendo vivamente

e parabéns pelas maravilhosas receitas e pela construção deste magnifico site

continuem
Fotografias
Bolo Brigadeirão-189507_195926040431844_100000433484246_657586_5250926_n.jpg  
24-03-2011, 20:26
34
Olá Neuza. Fiz este bolo hoje e ficou muito bom. Adoro as suas receitas!
07-04-2011, 07:17
35
Qual é o tamanho da forma a utilizar para fazer este bolo. Parece-me ser grande.
Uma forma de 28 cm será adequada?
Sinke
12-04-2011, 22:27
36
Olá.
Parabens gosto imenso de bolos de chocolate e já testei este ficou muito bom, fofinho e leve.
vai para junto do meu outro bolo de chocolate favorito.
bjs.
07-05-2011, 15:50
37
FIz este bolo ficou divinal parabens Neuza.
11-07-2011, 20:40
38
Eu Fiz Bolo Brigadeirão fica sempre o máximo

Muito bom
Fotografias
Bolo Brigadeirão-bolo-brigadeiro.jpg  
30-07-2011, 22:40
39
Obrigada Neuza deve ser delicioso,gosto muito da decoração bjs.
15-08-2011, 17:15
40
gostei muito da receita que logo que a acabei de ver fui faze-la ficou muito delicioso..
Neuza adoro as tuas receitas.
Obrigada
25-08-2011, 13:47
41
2 latas de leite condensado? mmm tantas calorias ))
28-08-2011, 19:21
42
Eu quero fazer bolo brigadeirão para o aniversário do meu pai (que é 5 de Setembro), só que estou com algumas dúvidas.

1- O leite condensado que o bolo leva é cozido ou normal?
2- Podemos usar Gel corante para decorar no Brigadeirão (por exemplo)?
3- Que tipo de decorações posso usar no brigadeirão relacionado com o tema de anivesário??

Desculpem, tanta perguntas mas eu sou nova nisto e quero que o meu pai tenha um aniversario perfeito. Quem souber alguma resposta dessas perguntas e quiser partilhar agradeço imenso.

Obrigada
01-09-2011, 00:54
43
Postado Originalmente por Martasms Ver Post
Eu quero fazer bolo brigadeirão para o aniversário do meu pai (que é 5 de Setembro), só que estou com algumas dúvidas.

1- O leite condensado que o bolo leva é cozido ou normal?
2- Podemos usar Gel corante para decorar no Brigadeirão (por exemplo)?
3- Que tipo de decorações posso usar no brigadeirão relacionado com o tema de anivesário??

Desculpem, tanta perguntas mas eu sou nova nisto e quero que o meu pai tenha um aniversario perfeito. Quem souber alguma resposta dessas perguntas e quiser partilhar agradeço imenso.

Obrigada
Olá Marta.

Desculpa intrometer-me.
Acho que como a receita menciona e leite condensado normal.
E quanto a decoração podes decorar a gosto, até podias fazer um pocadinho de chantilly e pores corantes (opcional) e escreveres parabéns pai ou qualquer coisa do gênero.
Espero ter ajudado.

Bj
01-09-2011, 14:45
44
Postado Originalmente por Martasms Ver Post
Eu quero fazer bolo brigadeirão para o aniversário do meu pai (que é 5 de Setembro), só que estou com algumas dúvidas.

1- O leite condensado que o bolo leva é cozido ou normal?
2- Podemos usar Gel corante para decorar no Brigadeirão (por exemplo)?
3- Que tipo de decorações posso usar no brigadeirão relacionado com o tema de anivesário??

Desculpem, tanta perguntas mas eu sou nova nisto e quero que o meu pai tenha um aniversario perfeito. Quem souber alguma resposta dessas perguntas e quiser partilhar agradeço imenso.

Obrigada

Olá,

sim é leite condensado normal.
Podes decorar a gosto, até podes usar pasta portuguesa para cobrir o bolo e decorares a gosto, claro neste caso não colocas as pipitas.
Beijinhos
05-10-2011, 15:38
45
Olá a todos os membros estou super feliz por fazer parte desta Comunidade, Adoro cozinhar mas no que respeita a doces era super fraco até encontrar o SaborIntenso.
Como primeiro Doce fiz o Brigadeirão porque todos cá em casa "adoramos o Bolo Brigadeiro" escusado será dizer que me saiu Excelente e foi comido em 24 horas mas tenho de agradecer; "Há grande Neuza Costa" a euforia foi tanta que nem tiramos fotos, prometo que na próxima tiro fotos, mais uma vez o nosso obrigado a Neuza Costa.
23-10-2011, 16:11
46
Postado Originalmente por moranguita89 Ver Post
2 latas de leite condensado? mmm tantas calorias ))
Isso explica o superlativo do nome 'Brigadeirão'. Eu fiz esta receita e é realmente um exagero (de bom!)
18-02-2012, 08:57
47
adorei..vou preparar hoje para os meus convidadeos...depois digo como ficou...
21-02-2012, 08:33
48
Como prometido aqui esta a minha apreciaçao...adorei..y os meus convidados ficaram encantados..so nao pus a preparaçao de chocolate por fora a envolver o bolo pois para min ja era demasiado chocolate (mas iso a meu gosto claro) simplesmente fantastico...um bolo fofinho y delicioso...obrigado
20-05-2012, 00:33
50
Que delicia!!! Tenho que fazer este tambem...
Beijinhos
14-11-2012, 13:30
51
ontem eu fiz o bolo brigadeirão e ficou uma delicia. Gostei muito da receita, obrigada SI.
10-12-2012, 19:49
52
Olá Neuza e aqui posso usar as latas de leite CONDENSADO COZIDO que eu comprei?por engano....ou só dá para fazer baba de camelo?Obrigada e beijinhos.
10-12-2012, 20:30
53
Postado Originalmente por Susana Victorino Ver Post
Olá Neuza e aqui posso usar as latas de leite CONDENSADO COZIDO que eu comprei?por engano....ou só dá para fazer baba de camelo?Obrigada e beijinhos.
Olá Susana,

Para este bolo tem de ser leite condensado normal. Mas podes usar noutras sobremesas, tens por exemplo o doce da mana.

Beijinhos
12-12-2012, 11:21
54
Obrigada querida e mestra Neuza, pela dica, se não nos falarmos antes UM OTIMO NATAL e muitos beijos!
25-12-2012, 22:26
55
Yum!!!! Que bom!!!! Gostaria uma peca!
03-03-2013, 14:24
56
Ficou muito lindo e parece delicioso, eu tentei fazer mas na altura onde eu devo partir o bolo a meio e colocar metade do bolo num prato, parti essa metade do bolo, tem alguma dica para não partir?
Obrigada!

P.S: A Neuza vende os seus bolos para fora?
05-03-2013, 17:04
57
Postado Originalmente por Carla01 Ver Post
Ficou muito lindo e parece delicioso, eu tentei fazer mas na altura onde eu devo partir o bolo a meio e colocar metade do bolo num prato, parti essa metade do bolo, tem alguma dica para não partir?
Obrigada!

P.S: A Neuza vende os seus bolos para fora?
Com jeitinho, tentar ir levantando a parte superior pelo centro.
Faça outro, o que é preciso é praticar.
Mas acontece e de certeza que ficou delicioso, mesmo partido.

Sinke
05-03-2013, 20:52
58
Postado Originalmente por Sinke Ver Post
Com jeitinho, tentar ir levantando a parte superior pelo centro.
Faça outro, o que é preciso é praticar.
Mas acontece e de certeza que ficou delicioso, mesmo partido.

Sinke
Obrigada pela resposta, vou tentar outra vez sim!
11-03-2013, 08:17
59
Postado Originalmente por Carla01 Ver Post
Obrigada pela resposta, vou tentar outra vez sim!
Claro que sim. Ainda por cima, mesmo se partir,
com a cobertura não se vai ver nada e vai-se comer tudo!
Boa sorte.
Sinke
27-04-2013, 17:34
60
Este é o unico bolo que eu sei fazer em condiçoes!! eheheh e fica de comer e chorar por mais!

Esta foi a primeira receita de doces que fiz aqui do sabor intenso em 2010
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®