SaborIntenso.com
Publicado a 22-01-2011, 22:22
por Lili
Se você ainda não tem uma panela wok aceite meu conselho e compre uma. Ela é super versátil e pode ser usada tanto para preparar receitas orientais como também para fritar, ferver, cozinhar no vapor e até defumar. Dá para fazer um cardápio completo. Além disso ela é muito bonita e pode ir direto para a mesa em algumas receitas.
Seu formato (fundo côncavo), faz com que os alimentos não fiquem espalhados no fundo da panela chata, pois você deverá mexê-los sempre ou até adicionar algum líquido. Além disso, o preparo dos alimentos nesta panela é muito rápido, conservando assim as propriedades dos alimentos. A Wok é uma panela milenar de origem chinesa.
Ela não tem cantos inferiores que queimam os alimentos, ela pode ter um cabo ou duas alças que facilitam o processo de agitar ou mexer a comida, não usa muita gordura para fritar, aquece bastante, além de poder ser utilizada para outras preparações como já mencionei. Quer mais? Então veja as técnicas de cozimento da super-panela:
FRITURA
Coloque pouco óleo na wok. Como ela é côncava e seu fundo aquece muito rapidamente, pode fritar porções com muita agilidade, sem que a gordura utilizada (óleo ou azeite) esfrie. Utilize pedaços pequenos para acelerar ainda mais o processo. Certamente ficarão super sequinhos.
SALTEADO
Indicado para alimentos pequenos ou cortados em porções pequenas. Utilizando o fogo alto, coloque uma pequena porção da gordura desejada para aquecer. Coloque o alimento desejado e mexa rapidamente com o auxílio do cabo (fazendo um movimento como o da figura abaixo) ou com o auxílio de uma colher de pau (geralmente as woks mais modernas tem fundo anti-aderente), para selar a parte externa do alimento. O constante movimento é necessário para evitar queimar o alimento e para que o calor se distribua de maneira uniforme.
VAPOR
Acrescente água quente no fundo da wok. Coloque cestos de bambu dentro da panela e o alimento que se deseja cozinhar no vapor dentro deles. Lembre-se de colocar os mais duros embaixo (vegetais mais firmes como cenouras, por exemplo) e os que necessitam de menos tempo na parte de cima (como os peixes). Utilize a tampa da wok para fazer o cozimento (muitas woks vem com tampa, que é bastante útil nas preparações que vamos fazer).
GUISADO
O guisado se inicia com o processo de selagem, que doura os alimentos rapidamente e concentra seu sabor. A seguir acrescentamos um líquido para cozimento (caldo de carne, peixe, frango, vegetais ou soja) e finalizamos esta segunda parte em fogo mais baixo.
REFOGADO
Muito similar ao salteado, porém utilizamos menos gordura e os alimentos (principalmente vegetais e carnes) ficarão mais tempo na panela, liberando parte de seu líquido. Ao utilizar a wok tampada, esta água dos alimentos vai evaporar e retornar em gotas sobre os alimentos mantendo-os úmidos. Ao final do cozimento as cores estarão vivas e o alimento úmido.
DEFUMAÇÃO
Dentro da wok coloque um pouco de carvão em brasa, cobrindo-o com serragem. Coloque uma grelha por cima (algumas woks já vem com todos estes utensílios), coloque os filés de peixe ou carne devidamente preparados (em salmoura para peixes ou sal e açúcar para carnes), mais distantes do centro para não ficarem diretamente sobre o calor. Tampe a wok e deixe entre 20 minutos e 1 hora.
Agora que você já sabe como uma wok é um verdadeiro coringa na cozinha, não deixe de ter a sua.




Fonte: Sashimi Secret
  #1  
Antigo
23-01-2011, 00:14
2
ola Lili, faz parte dos meus planos comprar uma , quando as coisas ...economias estiverem melhores!beijocas
23-01-2011, 01:15
3
Temos um/uma wok em casa, mas usamos pouco.
Estive a ler com atenção o texto e vou pesquisar receitas para lhe dar mais uso.
Obrigado, Lili.
27-01-2011, 08:16
4
Eu uso muito. Ainda me lembro do dia em que a comprei (fiquei tão radiante).
Vale a pena para os salteados, é mais fácil o manuseamento da coisa.
beijinhos
27-01-2011, 09:13
5
Eu comprei uma wok à pouco tempo. Comprei a do Ikea por 5 Euros...
Não sei se será das melhores mas para começar nada má!
Não tem os acessórios nem nada disso mas até agora tenho estado satisfeita com ela!! Faço lá imensos pratos.
Um dia destes vou-me aventurar a fazer género arrroz de marisco ou assim lá, porque pessoas minhas amigas já experimentaram e dizem que fica muito apuradinho. Fico meu desconfiada mas não há nada como tentar. hehe

Beijinhos!

Obrigado Lili pelas dicas!!!!!!!
27-01-2011, 13:36
6
Eu não tenho uma Wok, mas tenho uma cataplana que me parece fazer quase o mesmo!
bjs.
27-01-2011, 13:58
7
Adoro o meu Wok, acho que nos damos lindamente desde o primeiro dia,
faço lá imensa coisa boa a minha vida sem ele já não seria a mesma coisa
Beijocas
27-03-2011, 21:48
8
Também tenho um Wok e posso dizer-vos que desde que o comprei preparo refeições super diferentes e muito rápidas.
O Wok é muito prático e ajuda-nos a comer de maneira mais saudável (com menos gordura)
Por isso concordo que é muito útil quanto ao preço posso dizer-vos que comprei a minha no IKea e custou 4.99€ por isso...
27-03-2011, 22:37
9
Realmente é bem verdade... comprei o meu Wok recentemente. € 5,00 no "Espaço casa" perto do "Sintra Retail Park / Fórum Sintra". Já a usei 3 vezes salvo o erro e dá muito mais jeito que a forma como antes preparava :9 Estou a considerar adicionar diferentes tamanhos à cozinha cá de casa
Beijinhos
08-04-2011, 15:28
10
a minha mãe ofereceu-me uma mas confesso que também não sei muito bem o que cozinhar aqui mas vou investigar para ver o que sai...
14-04-2011, 21:23
11
Para usar o Wok, o que nunca falha é fazer uma massa, fresca ou seca.
Primeiro põe-se a massa a cozer, e entretanto no wok faz-se um refogado onde se põe... bem, cá em casa é do que houver: tomate, atum, carnes frias, ovo, queijo.... mistura-se bem desfeito e deixa-se a apurar o sabor enquanto a massa coze. Quando está pronta, escorre-se e vai para o wok também, envolve-se tudo, rala-se queijo por cima, umas ervas aromáticas, deixa-se uns minutos a fritar a massa, e pronto!
É daquelas receitas que são super fáceis, com muitas (incontáveis?) variantes, e que fica sempre, sempre bom

Se alguém quiser umas sugestões para começar, é só dizer
14-04-2011, 21:28
12
Eu sou fã da Wok!
Desde que a descobri, nunca mais a larguei...
As refeições são mais rápidas e mais saudáveis!
Um destes dias vou postar aqui uma receitinha que faço muitas vezes, que os miúdos adoram: massa com carne e couve coração...
Beijinhos
15-04-2011, 11:18
13
Postado Originalmente por Pintas Ver Post
Para usar o Wok, o que nunca falha é fazer uma massa, fresca ou seca.
Primeiro põe-se a massa a cozer, e entretanto no wok faz-se um refogado onde se põe... bem, cá em casa é do que houver: tomate, atum, carnes frias, ovo, queijo.... mistura-se bem desfeito e deixa-se a apurar o sabor enquanto a massa coze. Quando está pronta, escorre-se e vai para o wok também, envolve-se tudo, rala-se queijo por cima, umas ervas aromáticas, deixa-se uns minutos a fritar a massa, e pronto!
É daquelas receitas que são super fáceis, com muitas (incontáveis?) variantes, e que fica sempre, sempre bom

Se alguém quiser umas sugestões para começar, é só dizer

Gostei da receitinha rápida
Beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®