SaborIntenso.com
Publicado a 03-06-2013, 18:02
por Sandra A.
Eu Fiz Azedo ou Chouriço de Pão à Moda de Trás-os-Montes

Receita: https://www.saborintenso.com/f65/aze...-montes-37230/
Experiência por: Sandra A.

Olá amigos e visitantes do S.I..hoje decidi partilhar com todos vocês uma receita de um enchido tipicamente transmontano,tem um nome à primeira vista pouco atrativo...azedo mas isso devesse ao seu modo de fabrico,para vos explicar melhor deixei na receita alguns links com informação.
A minha Mãe diz que sempre os conheceu como Chouriços de Pão,mas agora tem outra denominação,enfim, mas é a mesma coisa.
Apesar disso é um enchido muito apreciado pelos transmontanos, nunca pode faltar num bom cozido no dia de carnaval, a maneira mais tradicional de o comer é assim, sempre acompanhado com grelos regados com um bom azeite e as batatas cozidas...as cenouras foram pra mim,eu as batatas cozidas...temos dias
Se algum dia puderem experimentar esta iguaria,não hesitem,digo-vos que não se arrependerão.
Desculpem o imenso testamento

Bjnhs




Fotografias
Eu Fiz Azedo ou Houriço de Pão-dsc06772.jpg   Eu Fiz Azedo ou Houriço de Pão-dsc06774.jpg   Eu Fiz Azedo ou Houriço de Pão-dsc06777.jpg  
  #1  
Antigo
03-06-2013, 18:41
2
Qual testamento?!
Realmente, o que é típico ou tradicional, é o melhor.
Gostei bastante do teu texto, para nao falar do prato que esta bem apetitoso.
Ao chouriço, passam os anos, mudam-se os nomes!!
É de pão sim senhora, essa foto confirma
Bjinho
03-06-2013, 20:10
3
Sandra não conhecia.
Nós aqui estamos sempre a aprender!
Cheira-me que ia adorar, eu e os enchidos uiii... somos muito amigos.
Belo pratinho que aí tens!
03-06-2013, 22:41
4
Hheheheh, Sandrinha entao q direi Eu com os "testamentos" q fasso

tu sabes q eu Adoro ler um delicioso textozinho como este q aqui escreveste, acho q nos, faz"viver" ainda mais, a receitinha q aqui se apresenta

Quanto a esta Devindade, q aqui nos apresentas nao conhecia mesmo, mas espero um dia poder me Deliciar com este produto Bem Portugues

este teu pratinho Sandrinha, até me provoca aguinha na boca
Foto Fantastica

Beijinhos Grandes
04-06-2013, 01:11
5
Postado Originalmente por Monika Ver Post
Qual testamento?!
Realmente, o que é típico ou tradicional, é o melhor.
Gostei bastante do teu texto, para nao falar do prato que esta bem apetitoso.
Ao chouriço, passam os anos, mudam-se os nomes!!
É de pão sim senhora, essa foto confirma
Bjinho
Pois mudam tudo,mas como em casa dos meus Avós se faziam,passaram-lhe muitos pela "mão" e ainda hoje para ela são chouriços de pão....o resto é "modernice"
Bjnhs
04-06-2013, 01:19
6
Postado Originalmente por sanvivi Ver Post
Hheheheh, Sandrinha entao q direi Eu com os "testamentos" q fasso

tu sabes q eu Adoro ler um delicioso textozinho como este q aqui escreveste, acho q nos, faz"viver" ainda mais, a receitinha q aqui se apresenta

Quanto a esta Devindade, q aqui nos apresentas nao conhecia mesmo, mas espero um dia poder me Deliciar com este produto Bem Portugues

este teu pratinho Sandrinha, até me provoca aguinha na boca
Foto Fantastica

Beijinhos Grandes
Obrigada querida,desta vez estiquei-me e parecia mesmo um testamento
Já viste vocês partilham pratos "gourmet" e depois venho eu e tomem lá "chouriços" ,mas como sei que é um enchido desconhecido para muitos de vós e como gastronomia também é cultura,resolvi partilhar esta receita,assim já ficam a conhecer um pouco dos costumes transmontanos

Bjnhs Sandrinha

p.s.Lá estou eu com os testamentos outra vez
04-06-2013, 01:44
7
Postado Originalmente por Sandra A. Ver Post
Obrigada querida,desta vez estiquei-me e parecia mesmo um testamento
Já viste vocês partilham pratos "gourmet" e depois venho eu e tomem lá "chouriços" ,mas como sei que é um enchido desconhecido para muitos de vós e como gastronomia também é cultura,resolvi partilhar esta receita,assim já ficam a conhecer um pouco dos costumes transmontanos

Bjnhs Sandrinha

p.s.Lá estou eu com os testamentos outra vez
Sandrinha, e espero q venhas sempre com estas coisinhas Mravilhosas e tao Deliciosas,

pois graças a ti assim fico a conhecer muita coisa da gastronomia q descolheço, so tenho pena é de aqui ser mais dificil de encontrar estes predutos tao Divinos, mas quando eu for ai de ferias "vingo-me"

Querida continua com os "testamentos" sabes o quanto adoro eu sou adepta a 100%

Beijinhos Grandessssss minha linda
04-06-2013, 09:55
8
Eu adoro saber a história por trás das receitas! Nunca tinha ouvido falar desse chouriço, mas também nunca ouvi falar de muita coisa, todos os dias se aprende algo novo.

Fazer não tenho como, mas comer, ai se comia! Esse prato tem um aspecto delicioso! Espero um dia ter a ocasião de provar!
Obrigada!
04-06-2013, 15:10
9
Também nunca comi Sandra, parece-me delicioso, hei-de experimentar um dia.
Obrigado pela partiha.
Beijinho.
04-06-2013, 15:40
10
Em Vila Nova de Foz Côa, também há um enchido que chamam Azedo, mas não é como este, é mais como uma farinheira rija e avermelhada, costumam adicioná-lo no cozido à portuguesa. Este nunca comi, mas que deve ser muito bom lá isso deve. Só uma questão, as alheiras têm o péssimo hábito de rebentarem, este primo durante a cozedura não tem essa tendência ou há algum truque para evitar isso.
11-06-2013, 18:15
11
Postado Originalmente por Lancelot Ver Post
Em Vila Nova de Foz Côa, também há um enchido que chamam Azedo, mas não é como este, é mais como uma farinheira rija e avermelhada, costumam adicioná-lo no cozido à portuguesa. Este nunca comi, mas que deve ser muito bom lá isso deve. Só uma questão, as alheiras têm o péssimo hábito de rebentarem, este primo durante a cozedura não tem essa tendência ou há algum truque para evitar isso.
Olá Lancelot,o truque para minimizar o risco das alheira rebentarem é picá~las com um alfinete ou agulha.
Aqui este "primo" adorei a expressão quando for a grelhar pode-se fazer o mesmo, não convêm antes de o levar a cozer.
Bjnhs**
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®