SaborIntenso.com
Publicado a 11-03-2012, 12:16
por Ricardo Tiago
Eu Fiz Tripas à Moda do Porto

Receita: https://www.saborintenso.com/f65/tri...do-porto-3765/
Receita de: ilda mourão
Experiência por: Ricardo Tiago

Adoro este pratinho tão típico do Porto. Segui a receita, mas como tenho que dar sempre um toque meu a tudo, acrescentei nos temperos Cominhos (adoro o sabor que conferem à comida) e no final juntei-lhe um cálice de Vinho do Porto, pois acho que ajuda a ligar os sabores. Ficou muito bom o nosso almoço de Domingo!

Fotografias
Eu Fiz Tripas à Moda do Porto-img_2641.jpg   Eu Fiz Tripas à Moda do Porto-img_2638.jpg  
  #1  
Antigo
11-03-2012, 13:22
3
Fotos sempre ótimas. Confesso que nunca provei esse prato.
11-03-2012, 13:26
4
Gosto muito de ti e das tuas comidinhas,mas esta vou passar ok....
Parabéns,beijinhos
11-03-2012, 15:54
5
Muito bom tripas a moda do Porto,parabens.
11-03-2012, 17:28
6
Este prato é delicioso Sou suspeita, pois sou do Porto
11-03-2012, 18:34
7
Postado Originalmente por AlexandraV Ver Post
Este prato é delicioso Sou suspeita, pois sou do Porto
Já somos dois; quem nunca provou não faz ideia do que perde!
11-03-2012, 23:00
8
nem faz ideia do cheiro que deita ao cozer as tripas!!!!!!!!!

mas perdoa-se o cheiro que deita pelo sabor que fica (e com um molhinho daqueles é de querer sempre mais até quase rebentar... ou encher a tripa!!!)
11-03-2012, 23:01
9
Muito bem feito! na minha terra conhecia isso como dobrada com feijao e era sempre feito com linguica e eu adorava! esses pratos eram sempre uma delicia! tenho muitas saudades ! penso que e' a primeira vez que vi alguem fazer esse prato aqui nesse site e esta' muito apetitoso! Parabens!
11-03-2012, 23:43
10
Postado Originalmente por caditonuno Ver Post
nem faz ideia do cheiro que deita ao cozer as tripas!!!!!!!!!

mas perdoa-se o cheiro que deita pelo sabor que fica (e com um molhinho daqueles é de querer sempre mais até quase rebentar... ou encher a tripa!!!)
tens toda a razão. mas que fica um manjar, fica!
11-03-2012, 23:44
11
Postado Originalmente por Manny Travassos Ver Post
Muito bem feito! na minha terra conhecia isso como dobrada com feijao e era sempre feito com linguica e eu adorava! esses pratos eram sempre uma delicia! tenho muitas saudades ! penso que e' a primeira vez que vi alguem fazer esse prato aqui nesse site e esta' muito apetitoso! Parabens!

Manny existem comidinhas tradicionais que estejamos onde estivermos são sempre deliciosas não é? Abraço!
13-03-2012, 21:16
12
Postado Originalmente por Ricardo Tiago Ver Post
Já somos dois; quem nunca provou não faz ideia do que perde!
Há quem não saiba como surgiu este prato, aqui fica a história...

"A lenda dos tripeiros"

O Infante D. Henrique, precisando de abastecer as naus para a tomada de Ceuta na expedição militar comandada pelo Rei D. João I em 1415, pediu aos habitantes da cidade do Porto todo o género de alimentos. Todas as carnes que a cidade tinha, foram limpas, salgadas e acamadas nas embarcações, ficando a população sacrificada unicamente com as miudezas para confeccionar, incluindo as tripas. Foi com elas que os portuenses tiveram de inventar alternativas alimentares, surgindo assim o prato "Tripas a moda do Porto" que acabaria por se perpetuar até aos nossos dias e tornar-se, ele próprio, num dos elementos gastronómicos mais característicos da cidade. De tal forma que, com ele, nascia também a alcunha "tripeiros", como ficaram a ser conhecidos os portuenses desde então
13-03-2012, 21:30
13
Postado Originalmente por AlexandraV Ver Post
Há quem não saiba como surgiu este prato, aqui fica a história...

"A lenda dos tripeiros"

O Infante D. Henrique, precisando de abastecer as naus para a tomada de Ceuta na expedição militar comandada pelo Rei D. João I em 1415, pediu aos habitantes da cidade do Porto todo o género de alimentos. Todas as carnes que a cidade tinha, foram limpas, salgadas e acamadas nas embarcações, ficando a população sacrificada unicamente com as miudezas para confeccionar, incluindo as tripas. Foi com elas que os portuenses tiveram de inventar alternativas alimentares, surgindo assim o prato "Tripas a moda do Porto" que acabaria por se perpetuar até aos nossos dias e tornar-se, ele próprio, num dos elementos gastronómicos mais característicos da cidade. De tal forma que, com ele, nascia também a alcunha "tripeiros", como ficaram a ser conhecidos os portuenses desde então
eu já conhecia mas é sempre bom relembrar!
14-03-2012, 08:07
14
Ricardo ,são esses sabores tradicionais que nos fazem recordar o nosso Portugal...
Embora seja de Lisboa ,resida na Suiça,adoro o Porto e tenho uma "costela"minhota,adoro todos os pratos tipicos portugueses e como não podia deixar de ser ,as tripas são um aquele pratinho tradicional....
Está previsto eu fazer na proxima 2ª feira que aqui é feriado (Dia do Pai) depois conto como foi.\
Obrigado por nos fazer lembrar esse cheirinho bem portugues
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®