SaborIntenso.com
Publicado a 09-06-2012, 17:09
por Lancelot
Receita de Favas Aporcalhadas

Citação:
Para a mim é a melhor maneira de comer favas, é um prato tipico da Figueira da Foz, (isto não é só peixe e marisco)
É um prato consumido em especial no mês de Maio, com a fava nova, rama de alho e batata nova.

Ingredientes:
  • 750g de favas descascadas. (eu utilizei congeladas)
  • 4 batatas novas
  • 1/2 chouriço de carne
  • 1/4 de cacholeira, negrito ou morcela de assar.
  • 1 placa de entrecosto limpo
  • 4 lentriscas.
  • 3 salsichas frescas
  • massa de pimentão, qb.
  • sal qb.
  • Limões qb.
  • 3 ramas de alho
  • 2 folhas de louro
  • 4 dentes de alho
  • 1,5 dl de azeite
  • 1 dl de vinagre (utilizo branco)
  • Piri-piri qb.
Preparação:

De véspera corte as lentriscas aos bocadinhos, o entrecosto (com pouca carne), separe osso a osso e corte cada um em 3, corte as salsichas o chouriço e a cacholeira às rodelas.
Tempere à excepção dos enchidos, com sal, alho picado, um pouco de massa de pimentão (uma colher de sopa), misture tudo com limão cortado aos quartos.
Cosa as favas sejam duras dê-lhes uma unhada na casca.
Coza as favas em água e sal, Coza as batas em separado, com casca, depois de bem lavadas.
Numa frigideira larga e de bordo alto, aqueça o azeite com 2 dentes de alho esmagados, as folhas de louro, as vagens de piri-piri, quando bem quente, adicione aos poucos as carnes, frite, mexendo com frequência, quando estiverem louras adicione os enchidos, envolva bem e deixe fritar até que a pele das lentriscas torre ligeiramente.
Adicione a rama de alho finamente picada e o vinagre, abafe com um testo e reduza o lume, apure e desligue o lume. ( Um maior ou menor tempo de abafe, conduz a uma menor ou maior intensidade do sabor a vinagre).

Num recipiente de ir à mesa disponha as favas e as batatas despeladas cortadas aos quartos, por cima verta o conteúdo da frigideira, incluindo o molho.
Pode colocar um ovo estrelado por pessoa (pessoalmente acho que fica um prato demasiado forte, embora fique muito bom)


FOTOS: Lancelot
Fotografias
Favas Aporcalhadas-2012-06-08-14.11.00.jpg   Favas Aporcalhadas-2012-06-08-14.16.34.jpg   Favas Aporcalhadas-2012-06-08-14.22.03.jpg  
  #1  
Antigo
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®