SaborIntenso.com
Publicado a 08-11-2010, 14:11
por Joaquim Costa
Receita de Papas de Sarrabulho à "Casa do Mar"

Boa Tarde,
No Sábado passado, para o almoço fizemos Sardinhas Assadas acompanhadas de Legumes suados.
Pela tardinha e depois de um bom jogo de sueca, comemos "Papas de Sarrabulho".
Quero partilhar convosco esta minha experiência.

Ingredientes:
  • 600g de Carne de Porco
  • 400g de Carne de Frango
  • 300g de Sangue de Porco cozido
  • Farinha de trigo
  • 1 Cebola Grande
  • 3 Dentes de Alho
  • 2 Folhas de Loureiro
  • Azeite
  • Sal
  • Cominhos em pó
Preparação:

Num tacho cozem-se muito bem as carnes de Porco e de Frango com um pouco de sal. Depois de cozida, retiram-se as carnes, deixam-se arrefecer e reserva-se a água da cozedura.
Depois de arrefecer, desfiamos bem fininha as carnes e reservam-se.
Pega-se no Sangue de porco e com um a ajuda de um garfo amassa-se muito bem ou desfaz-se na varinha mágica até ficar numa pasta.
Num tacho grande coloca-se a Cebola, os dentes de Alho picado muito miúdinho, as folhas de Loureiro e o Azeite, até ficar lourinho. Nessa altura, adicionam-se as carnes desfiadas e mexe-se um pouco durante 3 minutos para apanharem os sabores. Adicionam-se a água reservada de cozer as carnes, adiciona-se também o sangue do Porco em pasta e deixa-se ferver durante 5 minutos.
Depois, pegamos no saco com a farinha de trigo e vamos adicionando aos poucos e à mão, sem nunca parar de mexer.
Esta operação repete-se até a colher de pau ficar em pé no centro do tacho (por isso é que não coloquei a quantidade de farinha na Receita).
Rectifica-se os temperos. adicionam-se os cominhos em pó (em bastante quantidade) e deixa-se ferver mais uns minutos.
Serve-se bem quente, em tijelas de cerâmicas e com um pouco de Cominhos em pó por cima.
Bom Apetite!
Fotografias
Papas de Sarrabulho à "Casa do Mar"-sl743174.jpg   Papas de Sarrabulho à "Casa do Mar"-sl743135.jpg   Papas de Sarrabulho à "Casa do Mar"-sl743137.jpg   Papas de Sarrabulho à "Casa do Mar"-sl743173.jpg   Papas de Sarrabulho à "Casa do Mar"-sl743123.jpg  
  #1  
Antigo
08-11-2010, 14:52
2
papas de serrabulho que maravilha parabens obrigado por partilhar
08-11-2010, 19:40
3
Ui Joaquim, o que eu gosto disto
Abriste-me o apetite .
09-11-2010, 00:12
4
Já ouvi falar nestas papas, mas nunca comi tal coisa.
Obrigado.
09-11-2010, 00:32
5
Joaquim,
Que maravilha de receita realmente e' muito bom.
Obrigada por partilhares.
Beijinhos
09-11-2010, 14:49
6
Obrigado ICatarina pela força e também pelo site. Já fui espreitar e pareceu-me bom.
Vou continuar a fazer petiscos e coisas diferentes na "Casa do Mar" e partilhar convosco.
Beijinhos,
09-11-2010, 14:58
7
Joaquim: nunca experimentei eso,mais tenha a certeza que vou fazer.
Obrigada
09-11-2010, 21:04
8
Postado Originalmente por glutao Ver Post
Já ouvi falar nestas papas, mas nunca comi tal coisa.
Obrigado.
Não sabes o que perdes. Em algumas zonas aqui do Norte usa-se farinha (como a receita do Joaquim), outras usa-se pão, que é como é típico aqui em Braga. Eu gosto das duas maneiras.
É um prato especial e acredito que nem toda a gente goste, mas eu como desde que me lembro gosto de papas de sarrabulho não consigo não gostar.
Só de falar nisto até me apetece comer .
09-11-2010, 21:48
9
Olá Joaquim, para ser franca nunca comi,
tenho ouvido falar...agora fiquei curiosa e gostaria
de provar
obrigada por partilhar
beijinhos
09-11-2010, 23:33
10
Postado Originalmente por Raquel F Ver Post
Não sabes o que perdes. Em algumas zonas aqui do Norte usa-se farinha (como a receita do Joaquim), outras usa-se pão, que é como é típico aqui em Braga. Eu gosto das duas maneiras.
É um prato especial e acredito que nem toda a gente goste, mas eu como desde que me lembro gosto de papas de sarrabulho não consigo não gostar.
Só de falar nisto até me apetece comer .

Entäo quando fizeres, convida-me.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®