SaborIntenso.com
Publicado a 12-05-2012, 12:02
por Duxa
Receita de Bolo de Alfarroba by Duxa
Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 200g de açúcar (usei mascavado)
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 250g de manteiga (substituí por 2 iogurtes naturais)
  • 180g de farinha de trigo para bolos com fermento
  • 1 colher de chá de fermento químico (tipo Royal)
  • 60g de farinha de alfarroba
  • 1 mãozinha de miolo de amêndoa picada grosseiramente
(podem substituir por avelãs ou nozes)

Sugestão: Adicione à massa 2 colheres de sopa de licor de alfarroba

Tão fina, que requer algum cuidado, quando a estamos a utilizar, costuma " voar " para onde não deve.

Preparação:

Ligue o forno nos 180ºC.
Bata as gemas com o açúcar, a baunilha e os iogurtes, até obter uma mistura volumosa.
Peneire as farinhas com o fermento, e adicione aos poucos à mistura das gemas.
Bata as claras em castelo, e envolva na massa.
Adicione as amêndoas à massa, se as polvilhar previamente com um pouco de farinha, evitará que elas desçam para o fundo da massa.
Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha, verta a massa e leve ao forno cerca de 35 minutos, faça o teste do palito, este bolo não se quer seco, fica melhor húmido como se vê na foto 3.


FOTOS: Duxa

Fonte: Adaptada do Especial Segredos de Cozinha
Fotografias
Bolo de Alfarroba by Duxa-dscf3092bolodealfarroba.jpg   Bolo de Alfarroba by Duxa-dscf3101farinhadealfarroba-1.jpg   Bolo de Alfarroba by Duxa-dscf3097bolodealfarroba.jpg  
  #1  
Antigo
25-07-2012, 21:58
2
A minha sogra fez um bolinho de alfarroba seguindo a receita da bimby e eu, mal lhe vi o aspecto pensei: Ahhh que belo bolo de chocolateee! Mas estava bem enganada, não era chocolate, era alfarroba e apesar de nunca ter comido antes não me desiludi nem um bocadinho!!! Adorei o sabor, não é muito doce, não é pesado e nao enjoa, é simplesmente fantástico!
Agora que vim aqui pesquisar pela receita mais tradicional encontro esta que parece super facil de fazer e igualmente deliciosa!! Vou meter mão na massa vou
Mais uma vez, obrigada pelas suas receitas Duxa!
26-07-2012, 09:53
3
Postado Originalmente por DanielaD Ver Post
A minha sogra fez um bolinho de alfarroba seguindo a receita da bimby e eu, mal lhe vi o aspecto pensei: Ahhh que belo bolo de chocolateee! Mas estava bem enganada, não era chocolate, era alfarroba e apesar de nunca ter comido antes não me desiludi nem um bocadinho!!! Adorei o sabor, não é muito doce, não é pesado e nao enjoa, é simplesmente fantástico!
Agora que vim aqui pesquisar pela receita mais tradicional encontro esta que parece super facil de fazer e igualmente deliciosa!! Vou meter mão na massa vou
Mais uma vez, obrigada pelas suas receitas Duxa!
Olá Daniela, agradeço o simpático comentário
De facto a farinha de alfarroba é uma excelente alternativa ao chocolate, e " engana " tão bem os mais distaídos
Um beijinho.
26-07-2012, 19:21
4
Olá Duxa! Parabéns por mais uma receita! Tenho aprendido umas coisas consigo Obrigada!
Onde posso comprar farinha de alfarroba? Ainda não encontrei aqui nos supermercados da minha zona...
27-07-2012, 23:29
5
Postado Originalmente por Dolores Pina Ver Post
Olá Duxa! Parabéns por mais uma receita! Tenho aprendido umas coisas consigo Obrigada!
Onde posso comprar farinha de alfarroba? Ainda não encontrei aqui nos supermercados da minha zona...
Olá Dolores, obrigada pelo carinho. Não sei onde é a sua zona, mas esta farinha já se encontra por todo o lado, nas grandes superficies comerciais, tipo; Continente, Jumbo, Pingo Doce, tem que procurar no corredor dos produtos naturais/dietéticos, se não vir, peça ajuda a um funcionário/a.
Beijinhos.
12-08-2012, 12:40
7
Nunca provei, mas deve ser bom, pelo aspeto.
23-09-2012, 20:03
8
Eu comprei farinha de alfarroba numa loja de produtos naturais, na minha zona foi o único sítio onde encontrei...
Ainda não a experimentei, mas este bolo parece-me maravilhoso para começar as experiências
Obrigada pela partilha
24-09-2012, 13:32
9
Postado Originalmente por taniam55 Ver Post
Eu comprei farinha de alfarroba numa loja de produtos naturais, na minha zona foi o único sítio onde encontrei...
Ainda não a experimentei, mas este bolo parece-me maravilhoso para começar as experiências
Obrigada pela partilha
Olá Tania, mãos à obra!
Beijinhos.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®