SaborIntenso.com
Publicado a 28-07-2010, 22:15
por Duxa
Receita de Bolo de Cenoura, Canela e Limão
Ingredientes para 8 pessoas:
  • 1 chávena de cenoura ralada
  • 250g de açúcar
  • 300g de farinha
  • 1/2 chávena de óleo
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de fermento
  • raspa de meio limão
  • 4 ovos
Preparação:

Numa tigela batem-se as claras em castelo, quando firmes junta-se o açúcar e bate-se mais um pouco, juntam-se as gemas continuando a bater.
À parte noutra tigela, coloca-se a cenoura ralada, com a farinha, o fermento e mistura-se bem, juntando-se em seguida com cuidado à mistura das claras, por ultimo adiciona-se a meia chávena de óleo, com a canela e a raspa do limão, mexendo cuidadosamente, obtém-se uma espécie de mousse macia e cremosa.
Unta-se uma forma com margarina, polvilha-se com farinha, e deita-se a massa.
Vai a forno pré-aquecido nos 180º por cerca de 30 a 35 minutos, dependendo dos fornos.
Pode polvilhar depois de desenformado com açúcar em pó.

Notas:É um bolo fofinho e húmido
vou colocar no Eu fiz


Foto: Duxa

Fonte: Amor e Sabores
Fotografias
Bolo de Cenoura, Canela e Limão-imag0780.jpg  
Quem Fez
Silvia_ganokas83Carolina MonteirosofiacAnalúCatia MartinhoLuisa MartinsSandybell
  #1  
Antigo
28-07-2010, 22:32
2
já dei uma olhadela no eu fiz...
beijinhos
28-07-2010, 23:12
3
Duxinha,
Acabei de ver no Eu Fiz. Simplesmente amei esta receita...
Expecialmente por ficar fofinho e húmido.
Obrigada pela partilha
29-07-2010, 07:45
4
Moito bom querida Duxa
Voce tem maozinhas de fada pra a cocina.
Beijinhos
29-07-2010, 10:33
5
Duxa, este bolo é maravilhoso. Já comentei no Eu Fiz e estou maravilhada com a receita. LINDO, LINDO, LINDO.
29-07-2010, 11:59
6
Este bolo é uma delicia muito bommmm mesmoooo
12-08-2010, 15:43
7
Cara Duxa:
O meu marido adora Bolo de Cenoura, e por isso segui a sua receita e fiz este maravilhoso bolinho!
É fantástico porque não fica pesadão como outras tantas receitas que tenho experimentado.
O sucesso foi tal que o meu maridinho não resistiu, e não esperou que eu tirasse a foto com o bolo inteirinho... Coloquei no Eu Fiz!
Obrigada!
Lili
12-08-2010, 16:01
8
Hum, tem mesmo muito bom aspecto.

Eu tenho uma receita de bolo de cenoura que sai sempre muito bem, mas é um pouco diferente desta. Um dia vou experimentar....

Obg
12-08-2010, 18:32
9
Postado Originalmente por Chez Lili Ver Post
Cara Duxa:
O meu marido adora Bolo de Cenoura, e por isso segui a sua receita e fiz este maravilhoso bolinho!
É fantástico porque não fica pesadão como outras tantas receitas que tenho experimentado.
O sucesso foi tal que o meu maridinho não resistiu, e não esperou que eu tirasse a foto com o bolo inteirinho... Coloquei no Eu Fiz!
Obrigada!
Lili
Olá Lili, fico muito feliz que tenham gostado
quanto á foto do bolo inteiro, ás vezes também me acontece o mesmo cá em casa...
vou então espreitar o Eu Fiz
obrigada, beijinhos
12-08-2010, 18:33
10
Postado Originalmente por Paula Cadilhe Ver Post
Hum, tem mesmo muito bom aspecto.

Eu tenho uma receita de bolo de cenoura que sai sempre muito bem, mas é um pouco diferente desta. Um dia vou experimentar....

Obg

Olá Paula, não queres partilhar essa tua receita?
podias colocar na troca e partilhas de receitas,
obrigada, beijinhos
26-08-2010, 18:59
11
Olá Duxa,

Queria dizer-te que fiz e adorei O sabor é óptimo.

Tive contudo uma dúvida, eu piquei a cenoura crua, para manter todas as características, mas depois tive dificuldades de misturar a cenoura com a farinha, até que quando misturei nas claras, acabei por ter de bater outra vez, o que fez com que perdesse um bocado o volume (mas ficou na mesma húmido e delicioso ). Por isso, gostaria de perguntar se a cenoura deve ser cozida previamente, talvez isso ajude . Outra dúvida, quando referes 1 chávena de cenoura, que quantidade é mais ou menos, uma chávena de chá? e em gramas, sabes?
Obrigada.
26-08-2010, 19:04
12
Este bolo deve ser uma delícia.
Obrigada e beijinhos
26-08-2010, 20:25
13
Nao é por nada, mas amanha ja o vou fazer a bocado queria ir fazer, mas como faltava o fermento... Amanha vai ser feito .... deve ser bom
27-08-2010, 13:16
14
Postado Originalmente por Raquel F Ver Post
Olá Duxa,

Queria dizer-te que fiz e adorei O sabor é óptimo.

Tive contudo uma dúvida, eu piquei a cenoura crua, para manter todas as características, mas depois tive dificuldades de misturar a cenoura com a farinha, até que quando misturei nas claras, acabei por ter de bater outra vez, o que fez com que perdesse um bocado o volume (mas ficou na mesma húmido e delicioso ). Por isso, gostaria de perguntar se a cenoura deve ser cozida previamente, talvez isso ajude . Outra dúvida, quando referes 1 chávena de cenoura, que quantidade é mais ou menos, uma chávena de chá? e em gramas, sabes?
Obrigada.
Olá Raquel, desculpa só agora responder , ainda estou de férias, e como não estou em casa,
os meus filhos absorvem-me o PC, sabes como é...
Respondendo á tua questão, eu ralei a cenoura crua, fiz com um ralador fininho, os pedacinhos de cenoura ficam tão fininhos que não senti dificuldade em envolver com a farinha, quando cozemos a cenoura e fazemos um polme é mais dificil fazê-la largar a água.
A chávena de cenoura considera uma de chá, mais ou menos uma cenoura grandinha, ou
duas pequenas, as gramas não sei, mas não são relevantes
Espero ter ajudado, alguma duvuda dispõe.
Beijinhos
28-08-2010, 13:49
15
Postado Originalmente por Duxa Ver Post
Olá Raquel, desculpa só agora responder , ainda estou de férias, e como não estou em casa,
os meus filhos absorvem-me o PC, sabes como é...
Respondendo á tua questão, eu ralei a cenoura crua, fiz com um ralador fininho, os pedacinhos de cenoura ficam tão fininhos que não senti dificuldade em envolver com a farinha, quando cozemos a cenoura e fazemos um polme é mais dificil fazê-la largar a água.
A chávena de cenoura considera uma de chá, mais ou menos uma cenoura grandinha, ou
duas pequenas, as gramas não sei, mas não são relevantes
Espero ter ajudado, alguma duvuda dispõe.
Beijinhos
Olá Duxa,
Obrigada pela resposta.
Eu piquei a cenoura mesmo na picadora (tenho uma moulinex) e ficou quase em puré. Como é mais farinha que cenoura, depois ao envolver com as claras ficou aos pedaços de farinha e cenoura, daí que tenha batido um pouco novamente. Mas vou tentar mais uma vez pois pode ter sido só um momento. De resto, o bolo é 5*****
Beijinhos
28-08-2010, 14:05
16
Duxa, deve ser mesmo muito bom!
E tem dois ingredientes que eu simplesmente adoro: cenoura e canela.
A conjugação dos dois resulta sempre de forma fantástica.
Vou experimentar!
Muito obrigada
Beijinhos e boas férias!
28-08-2010, 20:53
18
Postado Originalmente por Tiago Ver Post
In forno

Olá Tiago, isso é que é determinação,
beijinhos
09-09-2010, 23:26
19
Ola Duxa, essa receita parece ser maravilhosa, ja esta no meu caderno. Logo vou fazer... obrigada por
compartilhar com todos. Beijnhos.
25-04-2011, 18:48
20
Fiz este bolo, estava optimo!
11-02-2012, 18:10
23
Bem .. Tá no forno..vamos ver como sai :P
11-02-2012, 23:00
24
Postado Originalmente por Ludinha Ver Post
Bem .. Tá no forno..vamos ver como sai :P
Vai sair bem com toda a certeza
Beijinhos.
21-04-2013, 14:12
25
Foi aprovadissimo
É muito saboroso e fica fofo!

Obrigada pela receita!
04-10-2013, 18:23
26
hoje a minha filhota faz 7 meses. Este foi o bolo que lhe fiz
17-12-2013, 17:42
27
Já o fiz e ficou muito bom ate perguntaram se eu o tinha comprado
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®