SaborIntenso.com
Publicado a 17-02-2011, 14:50
por ratolinha
Receita de Pudim Francês
Ingredientes para 8 pessoas:
  • 2 ovos inteiros
  • 10 gemas
  • 400 gr. açúcar
  • 1 colher (chá) bem cheia de maizena
  • 0,5 lt leite
  • Raspa de 1 limão médio
  • 1 cálice vinho porto
  • Caramelo (usei do de compra)
  • Cerejas cristalizadas para decorar (opcional)
Preparação:

Comece por colocar ao lume um tacho largo com água a ferver.
Numa caçarola colocar o açúcar, a maizena e os ovos, mexer com um batedor à mão (muito importante, não é com batedeira).
Juntar o leite, a raspa de limão e o vinho do porto, mexer mais um pouco para misturar tudo.
Colocar na forma já untada com o caramelo, levando a cozer num tacho em banho maria cerca de 1 hora (nota: se for um pudim de 6 ovos só demora 30 minutos a cozer).
Retirar a forma, deixar arrefecer. Leve ao frigorífico no mínimo 6 horas e desenforme um pouco antes de servir.
Nota: Ao cozer em banho maria a água deve ficar a um nível para que quando esteja a ferver não entre para dentro do pudim.

FOTOS: Ratolinha
Fotografias
Pudim Francês-pudim_frances.jpg  
Quem Fez
Monica TeixeiraMonica TeixeiraCarlos BessaCarlos Bessaglutao
  #1  
Antigo
17-02-2011, 15:38
3
ta mt lindo!! Obg pela partilha.

bj
17-02-2011, 16:39
4
Pergunta para €1.000.000:
Porque se chama "Pudim Francês"?
18-02-2011, 09:48
5
Postado Originalmente por Carvalhovzky Ver Post
Pergunta para €1.000.000:
Porque se chama "Pudim Francês"?
Boa pergunta, mas não tenho resposta. Esta receita já vem do tempo da minha avó, e ela já tem mais de 80. Mesmo que lhe perguntasse, neste momento não tem condições de responder.
19-02-2011, 13:12
6
É verdade Ratolinha eu faço um exactamente igual e a receita já vem da minha avó,o porquê do nome tb não sei lol mas que é bom é!lol

bjs.
07-03-2011, 09:50
8
Postado Originalmente por Teresa Aires Ver Post
tem muito bom aspeto deve ser bom
Olá Teresa.
É realmente uma delicia este pudim. Já experimentei muitos, mas este é o único que me enche as medidas.
um beijo
16-03-2011, 00:03
9
Perfeito!
Está na minha lista!
Muito obrigado.

16-03-2011, 10:51
10
Postado Originalmente por Clara Carvalho Ver Post
Perfeito!
Está na minha lista!
Muito obrigado.

Fico à espera então.... :-)
beijo
22-04-2011, 14:06
11
Posso substituir o vinho do porto por outro ingrediente ou simplesmente nem o adicionar? Posso substituir a farinha maisena por farinha normal de bolo já misturada com fermento??
Obrigada
03-06-2012, 21:25
12
Ola Ratolinha,

A tua receita de pudim francês é optima. A minha mae tem uma receita exactamente igual, mas omite o limão e usa caramelo feito em casa para barrar a forma. Tentei fazer a mesma receita em minha casa, numa versão individual em forminhas pequenas e ficou óptimo. So tenho uma questão. A parte exterior do meu pudim ficou um bocadinho granular e o centro ficou exactamente como tens na fotografia, macio e homogéneo. Sabes porque é que isto acontece? Eu fiz o caramelo na altura, com agua e açúcar e barrei as forminhas imediatamente antes de por a mistura do pudim. Achas que o calor do caramelo fez o pudim cozinhar de forma diferente nas extremidades?
Muito obrigada desde já!
Um abraço,

Rosa
03-06-2012, 21:49
13
Olá Rosa!
Penso que deve ter sido mesmo isso, ou seja, teres barrado as forminhas com o caramelo ainda quente, antes de colocares a mistura de pudim. Eu usei caramelo de compra, mas quando o faço em casa da mesma forma que fizeste, barro a forma do pudim com caramelo e practicamente deixo arrefecer antes de colocar o preparado de pudim. Uma vez o meu caramelo ainda estava morno, e ao colocar o preparado ele estalou todo. Por acaso ficou practicamente igual, mas não tornei a fazer.
Por isso aconselho a barrares a forma com caramelo e deixar esfriar antes de meteres o preparado de pudim.
Acho que não terás novamente esse problema que tiveste. E saborear a 100% esse pudim maravilhoso.
Espero ter ajudado.
beijos
03-06-2012, 22:27
14
Ola Ratolinha,

Muito obrigada pela resposta rápida! Da próxima vez vou deixar que o caramelo arrefeça.
Um abraço,

Rosa
04-06-2012, 14:00
15
Olá Rosa...
Não tem que agradecer.
Calhou de ter ido ao meu mail ontem à noite.
Alguma dúvida não hesite, ok?
beijos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®