SaborIntenso.com
Publicado a 21-10-2011, 08:30
por Chico
Receita de Bolos Lêvedos (Tradicionais da ilha Terceira)

Citação:
Estes bolos lêvedos são feitos na ilha de S. miguel e na minha ilha Terceira adoro estes bolinhos e com um compotazita uiiiiiiiiiiiiii

Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo
  • 125g de manteiga
  • 120g de açúcar
  • 30g de fermento de padeiro
  • 2 dl de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de aguardente da terra (trouxe da minha ilha quando lá fui em junho )
Preparação:

Peneire a farinha para um alguidar e faça uma cova no meio.
Junte o açúcar, os ovos, a manteiga e a aguardente e comece a misturar.
Dissolva o fermento no leite morno e acrescente à farinha amassando a massa muito bem, indo pulvilhando com farinha e amassando até desprender das mãos.
Deixe levedar em local aquecido até dobrar de volume, bem tapada.
Faça bolas pequenas e disponha em panos polvilhados com farinha. Deixe repousar por mais 1 hora. Depois pegue em cada uma das bolas e vá achatando tipo panqueca e deite-as numa frigideira anti-aderente.
Deixe cozinhar em lume muito brando de um lado e do outro.
Sirva simples ou com compotas a gosto ou ainda com um queijinho fresco.
Hummmmmmm deliciosos


FOTOS: fgrs
Fotografias
Bolos Lêvedos (Tradicionais da Ilha Terceira)-morpheus3157.jpg   Bolos Lêvedos (Tradicionais da Ilha Terceira)-morpheus3154.jpg  
  #1  
Antigo
21-10-2011, 10:59
2
Adoro estes bolos!!! Como sempre tantos, com manteiga, com doce, sem nada, desde que haja bolos lêvedos é o que interessa!! Obrigada pela partilha!!
21-10-2011, 12:49
3
Obrigado Francisco! Sou Acoreano de Sao Miguel. Obrigado por essa receita. Isso e' uma coisa regional das nossas ilhas.
Em Nova Inglaterra onde vivia ha muitos Portugueses e Acoreanos e esses bolinhos faz parte da cultura Americana nessa regiao. Bravo!!!!!!!!!!!!!!!!!! Essa receita vou fazer algum dia garantia!!!
21-10-2011, 21:00
4
Então não vão ao forno ?
21-10-2011, 21:54
5
Francisco, bela receita, simples e muito bem apresentada.
02-12-2011, 20:10
6
hello chico,parabens por fazeres esses nossos bolos tipicos dos nossos acores,continua sempre fazendo algo do nosso portugal ,sempre bom ver essas boas receitas de vcs todos aqui no saborintenso,o problema que nem se pode fazer muitas coisas porque a boca é gulosa e depois o corpo é que sofre rsrsrsrs.Mas uma vez por outra acho que nem faz mal.. beijos para essa gente linda do saborintenso.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®