SaborIntenso.com
Publicado a 09-11-2009, 14:36
por ICatarina
Receita de Sonhos de Natal com Calda
Ingredientes:
  • 30g de açúcar
  • 50g de manteiga
  • 200g de farinha
  • 50g de farinha maisena
  • 4 dl de água
  • 5 ovos
  • casca de limão q.b
  • sal q.b.
Ingredientes para calda:
  • 500g de açúcar
  • 1 casca de limão
  • 1 casca de laranja
  • 1 pau de canela
  • 3 dl de água
Preparação:

Num tacho põe-se a água, a manteiga, o açúcar, a casca de limão e uma pitada de sal.
Leva-se ao lume e, quando levantar fervura, tira-se a casca de limão e juntam-se as farinhas, previamente peneiradas e misturadas.
Mexe-se muito bem com uma colher de pau até fazer uma bola.
Tira-se do lume e deita-se num alguidar, mexendo sempre com a colher de pau até arrefecer completamente.
Juntam-se os ovos um a um, batendo sempre entre cada adição até o ovo estar completamente absorvido.
Fritam-se colheradas desta massa em óleo abundante, mas um pouco quente (150ºC).
O lume deve estar no mínimo para que a temperatura se mantenha durante a cozedura dos sonhos.
À medida que estes vão alourando, picam-se com um garfo ou com uma agulha de tricô.
Servem-se regados com a calda de açúcar.

Preparação da calda:

Levam-se ao lume a ferver 3 dl de água com açúcar.
Juntam-se um pau de canela, as cascas de limão e laranja e deixa-se ferver durante 15 minutos.
Retiram-se as cascas, deixa-se arrefecer e serve-se.

Bom Natal, espero que gostem.
  #1  
Antigo
04-09-2010, 09:33
3
Mas se eu espetar os sonhos com um garfo eles ficam cheios de óleo?
eu fiz no natal de 2009 e ficaram cheios de óleo.

Beijocas
14-12-2010, 23:49
5
Antes de mais nada, parabéns por seres tão bonita, Catarina. Depois, obrigado pela receita, que óptima.

Ana Marques, a fritura dos sonhos tem um segredo...que a catarina não deu ou não sabe. Devem ser fritos com muito cuidado porque podem explodir e queimar o cozinheiro - para evitar isso e para que eles fiquem maiores, mais eponjosos e saborosos, deves (independentemente do que diz a receita) adicionar ovos até a massa ter muita elasticidade (isto depende da manteiga - deve ser mesmo manteiga - , da farinha e dos ovos, mas pode levar até 7 ovos. Depois (SEGREDO) fritar em lume muito brando até ele ganhar cor (quando estiver com côr, pode picar para ele abrir e não explodir) e não precisa vira-lo, porque ele tomba.

Já estou a salivar...
15-12-2010, 00:27
6
Postado Originalmente por joanaassis Ver Post
Antes de mais nada, parabéns por seres tão bonita, Catarina. Depois, obrigado pela receita, que óptima.

Ana Marques, a fritura dos sonhos tem um segredo...que a catarina não deu ou não sabe. Devem ser fritos com muito cuidado porque podem explodir e queimar o cozinheiro - para evitar isso e para que eles fiquem maiores, mais eponjosos e saborosos, deves (independentemente do que diz a receita) adicionar ovos até a massa ter muita elasticidade (isto depende da manteiga - deve ser mesmo manteiga - , da farinha e dos ovos, mas pode levar até 7 ovos. Depois (SEGREDO) fritar em lume muito brando até ele ganhar cor (quando estiver com côr, pode picar para ele abrir e não explodir) e não precisa vira-lo, porque ele tomba.

Já estou a salivar...
Ola Joana,
Recebi a sua mensagem Privada.
Claro que não me importo ate agradeço
Dicas são sempre bem vindas... E' por isso que estamos
aqui para aprender uns com os outros. Origada por essa dica
preciosa, vai ajudar muito os membros desta comunidade.
Beijinhos
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®