SaborIntenso.com
Publicado a 14-03-2010, 20:06
por Andregory
Receita de Empadas de Galinha

Depois de procurar e testar várias receitas de empadas finalmente encontrei uma que gosto bastante. O mais interessante é a simplicidade da massa, que fica muito boa, apenas com 3 ingredientes.
O recheio cada um pode fazer à sua vontade, eu faço mais ou menos a olho...

Ingredientes Recheio:
  • galinha
  • chouriço
  • 2 cebolas (1 inteira e 1 picada)
  • 2 dentes alho picados
  • 2 fatias finas de bacon
  • salsa picada
  • 1 folha de louro
  • azeite
  • sal e pimenta
  • 1 colher de chá de farinha
  • 1 gema de ovo
Preparação do recheio:

Cozer a galinha com água, sal, o chouriço e a cebola inteira.
Quando a galinha estiver cozida reservar o caldo e deixar arrefecer, reservar também o chouriço.
Depois de arrefecer desfiar a galinha, tirar a pele ao chouriço e cortar tudo em bocadinhos.
Num tacho fazer um refogado com o azeite, a cebola, o louro e os dentes de alho, juntar os bocadinhos da galinha, do bacon e do chouriço.
Polvilhar com a farinha e envolver bem deitando um pouco do caldo da cozedura, deixar apurar e temperar com sal, pimenta e a salsa.
Deixar arrefecer o recheio.

Ingredientes para a Massa:
  • 400g de Farinha
  • 1 ovo batido
  • caldo de galinha q.b.
Preparação da massa:

Amassar a farinha com o ovo e aos poucos ir juntando pequenas quantidades de caldo, sem parar de amassar, até obter uma massa lisa e elástica.
Fazer uma bola e deixar repousar por 20 minutos.

Montagem das Empadas:


Estender a massa até ficar fininha.
Com a ajuda de 2 copos fazer círculos de massa (um maior, para forrar a forma, e outro mais pequeno para servir de tampinha). Eu fui experimentando até encontrar a medida certa.
Untar formas pequenas com óleo, colocar os círculos maiores a forrar as formas e rechear.
Depois é só colocar os círculos pequenos a tapar o recheio e fechar com os dedos (a massa que forra cobre a tampa dando o efeito ondulado).
Pincelar cada empada com a gema de ovo batida e levar ao forno a 180º até ficarem douradinhas (+/- 35 minutos).

Bom apetite!


FOTO: Andregory

Fotografias
Empadas de Galinha (com a massa mais simples)-empadas.jpg  
Quem Fez
SarinhaTMissBarq.lilianaMissBoliviarochaMissBMissBDuxa
  #1  
Antigo
14-03-2010, 20:26
2
Andregory, achei muito interessante esse método
para fazer as empadas, da próxima já irei experimentar,
obrigada por partilhar, estão com muito bom aspecto,
beijinhos
14-03-2010, 20:28
3
Adregory,
Estão com um aspecto maravilhoso, como eu adoro empadas
da próxima vez que fizer vou experimentar esta massa.
Obrigada por partilhar
14-03-2010, 20:46
4
Na massa nao e' necessário por sal devido ao caldo da galinha
que já tem dos outros ingredientes. Ou achas que e' melhor por uma pitadinha...
Obrigada
14-03-2010, 20:56
5
Como a galinha coze com sal e com o chouriço o melhor é provares o caldo e se achares que está bom de sal não precisas de por sal na massa.
Caso contrário coloca uma pitadinha de modo a não ficar insossa
16-03-2010, 13:39
6
Estas empadas têm muito bom aspecto
Parabéns
obg
16-03-2010, 13:47
7
Andregory: non conhecia esta massa,non leva nada de agua o leite?
Obrigada
16-03-2010, 14:32
8
Para além do ovo e da farinha só leva um bocado do caldo onde a galinha coze. Mais nada
05-05-2010, 17:01
9
ola Andregory fiquei curiosa com esta receita e apetece me experimentar, mas gostaria de saber um pormenor o caldo de galinha e o cubo knorr, ou falas em caldo de galinha liquido.obrigada
06-05-2010, 14:26
10
André adorei as suas empadinhas, parecem realmente muito fáceis e pelas fotos devem ficar muito saborosas pois são lindas, obrigado pela partilha da receita e pela foto.
29-05-2010, 10:33
11
Adoro empada de galinha! Ainda não tinha encontrado era uma receita assim tão parecida com as que costumava comprar!

Tenho só uma dúvida, posso fazer com massa de compra? Se sim, qual uso?
04-11-2010, 12:24
12
André: realmente muito interessante a sua massa. Com certeza vou experimentar, é muito diferente de outras receitas tradicionais. Uma dúvida: se untar as forminhas com manteiga se obtém o mesmo resultado ou precisa ser com óleo?
22-12-2010, 15:47
13
Oi.
Eu nunca experimentei com massa de compra, mas talvez resulte com massa quebrada.
Bjs
22-12-2010, 15:49
14
Postado Originalmente por magnoliazul Ver Post
ola Andregory fiquei curiosa com esta receita e apetece me experimentar, mas gostaria de saber um pormenor o caldo de galinha e o cubo knorr, ou falas em caldo de galinha liquido.obrigada
Olá.
O caldo é a água em que a galinha coze.
Bjs.
17-01-2011, 09:46
15
Postado Originalmente por Andregory Ver Post
Oi.
Eu nunca experimentei com massa de compra, mas talvez resulte com massa quebrada.
Bjs
resultou muitíssimo bem com a massa quebrada!
obrigado! ficou deliciosa!
01-02-2011, 19:15
16
Andregegory parece q esta receita fez sucesso para muita gente!
Eu experimentei o recheio de galinha mas envolvi em massa de folhado ficou excelente
Obrigada
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®