SaborIntenso.com
Publicado a 27-05-2010, 19:52
por Tantra
Receita de Queijo Caseiro da Dona Lourdes

Amig@s do SaborIntenso: um dos meus grandes sonhos e ter uma casa no campo...
Prefiro moito mais a vida simples do campo do que a loucura da cidade grande. A gente nao precisa de moita coisa para viver bem. Eso vivo cada vez que me posso escapar o campo.
Em uma de esas escapadinhas aprendim a fazer o queijo o lado da Dona Lourdes que mora en Vila Flor (Tras os Montes) estes dias me tenho lembrado moito de ela ...
Vamos à receita, para quem tem a felicidade de ter umas vaquinhas no fundo do quintal e melhor moito melhor fazer com ese leite ... sinom vai ter que fazer como eu comprar leite de garrafa ou caxinha.

Ingredientes:
  • 2 litros de leite
  • 8 colher de sopa de vinagre branco
Preparação:
  1. Leve o leite ao lume até ferver.
  2. Acrescente imediatamente o vinagre, 1 colher de sopa de cada vez. Cozinhe durante 3 minutos.
  3. Retire rapidamente o leite do lume, dessa maneira o queijo separa-se do soro.
  4. Se isso não acontecer, volte com a panela ao lume durante 3 a 4 minutos.
  5. Forre um escorredor (de macarrão) com um pano de prato limpo.
  6. Torça o pano de prato para eliminar completamente o soro.
  7. Reserve o queijo sobre uma tela de algodão seca (o importante é que seja fino), cubra com uma outra tela.
  8. Apoie um prato sobre o queijo, deixe descansar 6 horas no frigorifico.
Segredinhos:
  • Não esqueça que o pano de prato e as telas utilizadas devem ser lavadas com sabão neutro,qualquer tipo de perfume comprometerá o sabor do queijo.
  • Não use leite desnatado pois o resultado não será o mesmo.
  • Pra que ficara mais bonitinho com um cortador de coraçao, cortei marmelo e o coloquei de enfeite, ficou lindisimo
Vou colocar a experiencia no EU FIZ


FOTO: Tantra
Fotografias
Queijo Caseiro da Dona Lourdes-queixo.jpg  
  #1  
Antigo
27-05-2010, 20:41
2
Olá Tantra,

já estou muito curiosa em ver esta receita no Eu Fiz, parece ser bem simples, obrigado por partilhares.

Beijinhos
27-05-2010, 21:25
3
Que bom Tantrinha, adoro receitinhas caseiras,
também fico a aguardar a tua experiência no eu fiz,
obrigada, beijinhos
28-05-2010, 02:12
4
Tantra,
Parece ser fácil de fazer... Gostei muito da ideia.
Ja fui ver no "Eu Fiz" Vais por as fotos passo a passo?
Tens razão Tantra nada como um bom queijinho caseiro.
Beijinhos e obrigada
28-05-2010, 05:29
5
Obrigada por o carinho meninas, estou cozinhando moito pois vou receber visitas loguinho
28-05-2010, 15:59
6
Obrigada Tantra, adoro queijo fresco,vou experimentar e depois digo alguma coisa.
beijinhos
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®