SaborIntenso.com
Publicado a 13-12-2011, 18:21
por Neuza Costa
Receita em vídeo de Leitão Assado no Forno
Ingredientes para 10 pessoas:
  • 1 leitão
  • 250g de banha de porco com tempero de louro à temperatura ambiente
  • 1 cabeça de alhos picados
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
Preparação:

1. Numa tigela, junte a banha e os alhos.
Tempere com sal e bastante pimenta.
Misture tudo.

2. Com umas folhas de papel de cozinha, seque ao máximo a pele do leitão.
Barre o leitão com a mistura da banha.
Deixe a tomar gosto durante 2 horas.

3. Leve o leitão ao forno pré-aquecido nos 180º e deixe assar aproximadamente 2 horas.
A meio do tempo, vire o leitão.
Depois do leitão assado, retire-o.

4. Corte-o em pedaços e coloque o molho numa molheira.
Sirva o leitão acompanhado de rodelas de laranja, batata frita às rodelas, salada e o molho.

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 8697 kcal | Lipídios: 627g | Hidratos de Carbono: 12g | Proteinas: 701g
Por pessoa: Calorias: 869,7 kcal | Lipídios: 62,7g | Hidratos de Carbono: 1,2g | Proteinas: 70,1g


Tempo de preparação: 2 horas e 15 minutos + 2 horas
Custo total: ~55.00 € | Custo por pessoa: ~5.50 €



Citação:
O leitão assado é um dos pratos portugueses mais apreciados, acompanhados por batata frita à rodelas, salada e laranja.
Para esta receita é importante que o leitão seja pequeno, para que não fique enjoativo e para que caiba nos nossos fornos domésticos.
Para quem tem forno a lenha, opte por este, pois ficará ainda mais delicioso.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Leitão Assado no Forno-leitao-assado-no-forno-1.jpg   Leitão Assado no Forno-leitao-assado-no-forno-2.jpg   Leitão Assado no Forno-leitao-assado-no-forno-3.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Leitão-Assado-no-Forno-SaborIntenso.pdf (137.3 KB, 1594 visualizações)
Quem Fez
fernandofernandoRicardo Tiago
 
Antigo
22-12-2011, 17:15
31
bela receita, e simples..... até dá agua na boca...... parabens
29-12-2011, 20:36
32
Parabens por este site.
Eu costumo assar o leitão no forno de cozer o pão, sai uma delicia.
Quando voltar a assar tenho de postar uma foto.
bjs
14-02-2012, 10:15
33
Uiiii o que voces me fazem....como e que eu nativa da bairrada vivendo no estrangeiro fasso para conseguir um leitao? jajajaja ficou realmente com um optimo aspecto...vou ver se consigo o leitao para fazer porque agora ate me bavo so de olhar para esse leitao, sobretudo que numca imaginei poder fazer um leitao ao forno...obrigado
18-02-2012, 18:59
34
Ola a todos! A banha de porco com tempero de louro, e banha de porco misturado com louro em po?
02-03-2012, 12:35
35
O aspecto é bonito, o sabor já é questionável. Tenho pena mas não gosto do sabor da carne
14-03-2012, 20:00
36
onde se pode encontrar banha de porco com tempero de louro

ou temos que misturar banha com louro em pó se sim quais as quantidades
16-03-2012, 19:30
37
Postado Originalmente por mariojscosta Ver Post
onde se pode encontrar banha de porco com tempero de louro

ou temos que misturar banha com louro em pó se sim quais as quantidades
Olá Mário,

a banha de porco com tempero de louro encontra-se à venda nos hipermercados, caso não encontres podes usar a banha de porco normal e temperar com o louro em pó.

Beijinhos
07-05-2012, 09:56
39
EXPERIMENTEI ontem!! Simplesmente divinal.

Ficou mesmo mesmo bom, estaladiço e saboroso. Só não me atrevi a tirar fotos, pois logo que saíu do forno, foi logo para a mesa.

Até o meu marido que não é fã do leitão... repetiu e repetiu!

Foi preparado tal como a receita da Neusa ...mas a diferença, é que o pusemos no forno de lenha... mas tivemos que o proteger como folha de alumínio, pois a temperatura no forno a lenha é muito elevada. Quando estaria a ficar cozido, tiramos a folha de auminio e ficou bem coradinho e estaladiço!

UMA DELICIA!!! ...para repetir claro
09-06-2012, 11:42
40
Esta receita é simplesmente divinal!

Já fiz uma vez e amanha vou voltar a repetir. Depois vou ver se consigo colocar a fotografia para verem como ficou.

Bjs.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®