SaborIntenso.com
Publicado a 24-11-2009, 00:26
por Neuza Costa
Receita em vídeo de Bacalhau com Natas (com Batata Frita)
Ingredientes para 6 pessoas:
  • 4 postas de bacalhau demolhado
  • 1 kg de batatas para fritar cortadas em cubos
  • 2 cebolas médias cortadas em rodelas meia lua
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 folhas de louro
  • 125 ml de azeite
  • 40 g de manteiga
  • 40 g de farinha de trigo T55 sem fermento
  • 250 ml de leite
  • 250 ml de natas
  • Sal, Noz-moscada e pimenta
  • Gotas de limão
  • Azeite para pincelar
  • Queijo mozarela ralado
  • Óleo ou azeite para fritar
Preparação:

1. Numa panela com água a ferver e suficiente para cobrir as postas, coloque o bacalhau a cozer durante 5 minutos.
Passado o tempo, retire o bacalhau com uma escumadeira para uma travessa
e deixe arrefecer.

2. Reserve 200 ml de água de cozer o bacalhau para fazer o molho bechamel.

3. Frite as batatas em óleo quente.
Depois de fritar coloque-as num tabuleiro com papel absorvente.

4. Entretanto, limpe o bacalhau de peles e de espinhas e desfie-o em lascas.

5. Num tacho leve ao lume a manteiga e deixe derreter.
Junte a farinha de uma só vez e mexa muito bem.
Enquanto mexe, junte aos poucos a água de cozer o bacalhau, o leite e as natas.
Quando começar a ferver, retifique o tempero do sal, tempere com pimenta, noz-moscada e algumas gotas de limão.
Mexa e apague o lume.

6. Entretanto em outro tacho, leve ao lume o azeite, as cebolas, os alhos e a folha de louro.
Mexa e deixe refogar.
Quando a cebola estiver lourinha, junte o bacalhau.
Mexa e deixe refogar mais um pouco.

7. Passados alguns minutos, retire a folha de louro, junte a batata frita e envolva bem.
Junte ⅔ do molho bechamel, mexa bem e apague o lume.

8. Pincele um tabuleiro de ir ao forno com azeite.
Coloque o bacalhau e espalhe-o.
Por cima do bacalhau, espalhe bem o restante molho.
Por fim, polvilhe com o queijo mozarela ralado ou se quiser, emental.

9. Leve a gratinar ao forno pré-aquecido nos 220 ºC entre 15 a 20 minutos.
Passado o tempo, retire e sirva.
Sirva este prato com uma salada.

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 4810 kcal | Lipídios: 321g | Hidratos de Carbono: 268g | Proteinas: 198g
Por pessoa: Calorias: 801,7 kcal | Lipídios: 53,5g | Hidratos de Carbono: 44,7g | Proteinas: 33g


Tempo de preparação: 1 hora e 20 minutos


Citação:
Este prato tradicional e amado por muitos faz parte da mesa dos portugueses em qualquer altura do ano, mas muitas vezes é uma excelente opção para dias especiais como o Natal.
Se quiserem podem acrescentar alguns camarões cozido e descascados ao bacalhau.
Também podem substituir o queijo por pão ralado.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Bacalhau com Natas (com Batata Frita)-bacalhau-natas-1.jpg   Bacalhau com Natas (com Batata Frita)-bacalhau-natas-2.jpg   Bacalhau com Natas (com Batata Frita)-bacalhau-natas-3.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bacalhau-com-Natas-com-Batata-Frita-SaborIntenso.pdf (103.1 KB, 5087 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Bacalhau-com-Natas-com-Batata-Frita-FOTO-SaborIntenso.pdf (144.2 KB, 5124 visualizações)
Quem Fez
Ana Arantes da CostaSusana Simoes FerraoCarmen SantosSara PiresVera PereiraNelia PedrosaAnaSRcarapinha
 
Antigo
19-12-2010, 04:30
31
E é tudo tao simples, já o tenho dito muitas vezes mas digo mais uma: Tudo é mais fácil vendo os vídeos e fazendo como a Neuza o faz.
Muito obrigada mais uma vez.
30-12-2010, 18:00
32
este prato é uma delicia,mas tambem faço de outra maneira.
em vez de bacalhau,tambem faço com frango,cozo 4 peitos de frango,desfiu,e o resto e a mesma coisa,só muda o bacalhau.
sugiro que experimentem,vão ver que tambem fica uma delicia!
10-01-2011, 17:46
33
Ola Neuza tudo bem. Sou eu Ricardo, sou surdo tem muito difícil escrita sob receita mas mim melhor mais fácil vi vídeo sob como faz bacalhau com natas. conseguir fiz receita vídeo e muito obrigado neuza. beijinhos!!!
14-02-2011, 21:43
34
Obrigado por esta receita maravilhosa....
21-03-2011, 02:35
35
Ficou delicioso! Uma receita fantástica!
Fotografias
Bacalhau com Natas (com Batata Frita)-img092.jpg  
19-04-2011, 19:30
36
Fiz esta receita na quinta-feira passada...Fiz em dobro para 8 pessoas...Não sobrou nadinhaaaa...É absolutamente fantástico este bacalhau...Fica com um sabor divinal...Obrigada e parabéns pela receita Neuza!!!
01-06-2011, 17:29
37
Adoro já fiz algumas vezes e vou repetir, vai ser o jantarinho de hoje....dia da criança ....bjs
23-06-2011, 11:33
38
Fiquei com água na boca !!! Que delicia !!!!
06-07-2011, 16:28
39
parece delicioso, vou experimentar!!!!
20-01-2012, 11:46
41
Ola Neuza no bacalhau com natas posso cortar a cebola picadinho fará o mesmo efeito??
beijos
20-01-2012, 12:05
42
Olá Katia Sofia, não sei a opinião da Neuza mas eu faço várias vezes este bacalhau e adoro e faço sempre com a cebola bem picadinha pois os filhotes não gostam de ver nem sentir a cebola e posso garantir que em nada altera o sabor...Fica Delíciosoooooooo Espero ter ajudado bjs
20-01-2012, 12:21
43
Postado Originalmente por Katia Sofia Ver Post
Ola Neuza no bacalhau com natas posso cortar a cebola picadinho fará o mesmo efeito??
beijos
Olá Katia,

sim podes fazer com a cebola picada.

Beijinhos
21-01-2012, 10:19
44
parece ser muito bom mesmo tenho de experimentar Neuza beijos
21-01-2012, 12:17
45
Aquele bacalhau desfiado que se vê nos supermercados é bom para o bacalhau com natas?

Ou é preferível cozer e desfiar uma posta?
03-02-2012, 17:34
46
Boa tarde equipa do sabor intenso.

Eu queria apenas perguntar se para fazer o bacalhau com natas (c/ batatas fritas) poderei usar bacalhau congelado já desfiado.. Se sim como o poderei fazer? O k altero na receita?

Obrigado,

Com os melhores cumprimentos

Tiago Pinto
21-04-2012, 17:10
47
Bonjours, j ai fait cette recette pour ma petite famille qui n est pas très portée sur la Morue et bien je suis trop contente cela a été un véritable carton ils en redemandent encore
Merciiiiiiiiiiiii
J adore votre blog et également sur You tube Neuza est très fraiche et donne toujours envie de réaliser ses recettes tellement elle s explique très très bien MERCI!!!!!

Désolée je n'écrit pas trop bien le Portugais donc je me suis permise le Français.

J'oubliais j ai essayé la recette du (bacalhau com natas e batatas fritas)
avec de la morue déjà prête à l emploie et congelée et cela ne change rien du tout au gout un régal

Jokinhas
06-06-2012, 23:33
48
No domingo uma amiga minha de Macau vem jantar cá a casa e o saborintenso vai-me dar as receitas para entrada, prato principal e sobremesa! Para lhe mostrar como a nossa cozinha é boa! Boa à moda do SI. Este será um dos pratos claro O outro erá semi frio de caramelo. A entrada ainda não decidi. Mas a "saída"... Talvez uma bebidazita para ajudar à digestão :O
Obrigado Neuza e Sando ! Gosto muito do vosso trabalho
10-06-2012, 11:05
50
Postado Originalmente por Tiago Pinto Matos Ver Post
Boa tarde equipa do sabor intenso.

Eu queria apenas perguntar se para fazer o bacalhau com natas (c/ batatas fritas) poderei usar bacalhau congelado já desfiado.. Se sim como o poderei fazer? O k altero na receita?

Obrigado,

Com os melhores cumprimentos

Tiago Pinto
Olá Tiago,

sim podes usar o bacalhau já desfiado, mas nunca fica tão bom como o bacalhau desfiado na hora.

Beijinhos
04-07-2012, 11:33
51
mais uma receita que posso fazer para o baptizado da minha sobrinha! Posso fazer no sabado a noite, deixar no frigorifico e so no dia seguinte colocar no forno para o almoço?
04-07-2012, 13:34
52
Postado Originalmente por lucia1 Ver Post
mais uma receita que posso fazer para o baptizado da minha sobrinha! Posso fazer no sabado a noite, deixar no frigorifico e so no dia seguinte colocar no forno para o almoço?
Olá Lucia,

não convêm porque a batatas só fica boa feita no dia.
Mas podes adiantar o refogado do bacalhau.

Beijinhos
04-07-2012, 15:18
53
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá Lucia,

não convêm porque a batatas só fica boa feita no dia.
Mas podes adiantar o refogado do bacalhau.

Beijinhos
que sugeres, faço no dia antes o refogado e no dia a seguir junto as batatas, bechamel e natas e ponho no forno?
obrigada pela resposta!
04-07-2012, 15:34
54
Neuza, também se pode em vez de fazer o molho bechamel como fazes, colocar uma embalagem daqueles de compra?
E outra coisa, fazendo o molho bechamel como fazes no video tenho de meter mesmo a pimenta e noz moscada? ou posso retirar isso? é que nunca apreciei muito.
Gosto muito de bacalhau com natas, sem dúvida que vou fazer esta receita.

Beijinhos
04-07-2012, 17:12
55
Postado Originalmente por lucia1 Ver Post
que sugeres, faço no dia antes o refogado e no dia a seguir junto as batatas, bechamel e natas e ponho no forno?
obrigada pela resposta!
Podes fazer o molho no dia antes e refogado, mas ao forno só vai depois de ter as batatas.
04-07-2012, 17:13
56
Postado Originalmente por InesR Ver Post
Neuza, também se pode em vez de fazer o molho bechamel como fazes, colocar uma embalagem daqueles de compra?
E outra coisa, fazendo o molho bechamel como fazes no video tenho de meter mesmo a pimenta e noz moscada? ou posso retirar isso? é que nunca apreciei muito.
Gosto muito de bacalhau com natas, sem dúvida que vou fazer esta receita.

Beijinhos
Olá Ines,

podes usar o bechamel de compra, mas não fica tão bom. E claro que podes retirar os temperos.

Beijinhos
04-07-2012, 18:35
57
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Podes fazer o molho no dia antes e refogado, mas ao forno só vai depois de ter as batatas.
ok, obrigada!!
25-08-2012, 03:32
59
Olá,
se comprar o molho bechamel já feito que quantidade é necessária nesta receita?
Obrigada.
25-08-2012, 11:15
60
Postado Originalmente por TâniaP Ver Post
Olá,
se comprar o molho bechamel já feito que quantidade é necessária nesta receita?
Obrigada.
Olá Tânia,

500ml.

Beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®