SaborIntenso.com
Publicado a 05-12-2014, 18:25
por Neuza Costa
Receita em video de Bolo Rainha
Ingredientes para 16 pessoas:
  • 500g de farinha de trigo sem fermento
  • Farinha para polvilhar
  • 40g de fermento de padeiro
  • 1 pitada de sal
  • 150 ml de leite morno
  • 100g de manteiga derretida
  • 150g de açúcar
  • 40 ml de Vinho do Porto
  • 40 ml de brandy
  • 2 ovos
  • 50g de sultanas
  • 50g de passas de uva
  • 60g de amêndoa palitada
  • 50g de pinhões
  • 50g de nozes picadas grosseiramente
  • Nozes para decorar
  • Amêndoa palitada para decorar
  • Pinhões para decorar
  • 1 ovo batido para pincelar
  • 150g de doce de gila para a cobertura
  • Açúcar em pó para a cobertura
Preparação:

1. Numa tigela, coloque os 60g de amêndoa palitada, as nozes picadas grosseiramente, os 50g de pinhões, as sultanas, as passas de uva, o brandy e o Vinho do Porto.
Misture tudo muito bem e deixe tomar gosto.

2. Numa tigela, dissolva muito bem o fermento com o leite morno.
Parta os ovos para uma tigela e mexa-os com um garfo.

3. Coloque a farinha na bancada e no centro, faça um buraco grande.
No buraco, coloque o fermento, umas pedrinhas de sal, os ovos, a manteiga derretida e o açúcar.
Com as pontas dos dedos, comece a mexer e a misturar tudo com a farinha.
Amasse muito bem a massa até que comece a descolar da bancada.
Caso seja necessário, para que descole melhor das mãos, polvilhe com um pouco mais de farinha.
Tenha atenção para que a massa não fique demasiado seca.
Faça uma bola com a massa e coloque-a numa tigela.
Polvilhe com num pouco de farinha e tape com um pano ou uma toalha.
Deixe a massa levedar em local quente até que dobre, aproximadamente 2 horas.

4. Passado as 2 horas, junte à massa a mistura dos frutos secos com o Vinho do Porto e o brandy.
Amasse tudo muito bem.
Polvilhe com um pouco mais de farinha.
Tape novamente e deixe levedar em local quente aproximadamente 2 horas até que a massa dobre.

5. Depois da massa levedada, polvilhe a bancada com farinha e por cima coloque a massa.
Com a mão, faça um buraco no centro da massa e molde a massa em formato de coroa.
Com cuidado, coloque a massa num tabuleiro de ir ao forno previamente untado com manteiga.
Tape novamente com o pano e deixe levar durante ½ hora em local quente.
O tempo de levedura da massa, depende muito da temperatura ambiente, por isso, pode demorar menos ou mais do que o tempo indicado na receita.

6. Depois da coroa levedada, pincele-a com o ovo batido.
Espalhe mais ou menos por igual, colheradas de doce de gila, montinhos de açúcar em pó e frutos secos a gosto.

7. Leve ao forno pré-aquecido nos 170ºC e deixe cozer aproximadamente 40 minutos.
Depois do Bolo Rainha cozido, retire e deixe arrefecer.
E está pronto a servir.
A equipa do SaborIntenso.com deseja-lhe um bom apetite!

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 5877 kcal | Lipídios: 214g | Hidratos de Carbono: 854g | Proteinas: 114g
Por pessoa: Calorias: 367 kcal | Lipídios: 13,4g | Hidratos de Carbono: 53,4g | Proteinas: 7,1g


Tempo de preparação: 4 horas
Custo total: 10.00 € | Custo por pessoa: 0.63 €


Citação:
O Bolo Rainha tão tradicional desta época festiva é muito parecido com o Bolo Rei, o qual já o apresentamos em video.
Esta minha receita é um pouco diferente, tem uma massa mais leve, menos seca e muito saborosa.
A receita em si não é muito trabalhosa, mas bastante demorada devido ao tempo necessário para a massa levedar, mas vale cada segundo, pois é bem diferente do que comprar no supermercado.
Caso a massa não comece a levedar logo, tentem aumentar a temperatura ambiente, pois com o frio que está pode demorar mais algum tempo que o desejado.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Bolo Rainha-bolo-rainha-2.jpg   Bolo Rainha-bolo-rainha-3.jpg   Bolo Rainha-bolo-rainha-4.jpg   Bolo Rainha-bolo-rainha-5.jpg   Bolo Rainha-bolo-rainha-6.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-Rainha-SaborIntenso.pdf (72.0 KB, 690 visualizações)
  #1  
Antigo
06-12-2014, 11:19
2
Hummm jà cheira a Natal
Ficou muito bonito Neuza, eu gosto mais do bolo rainha, mas costumo fazer sempre os dois, bolo rei e rainha, seja para comer ou oferecer nao pode faltar na mesa de Natal
Gostei da decoraçao com o doce gila
Obrigado pela receita
Beijinhos
07-12-2014, 10:55
3
Moito Bom querida Neuza , gostaria saber si posso sustituir o "doce de gila" por outro que voce me recomende.
Voce nom mistura a levadura com leite e farinha , so leite
Com certeza que vou fazer
Obrigada , beijinhos
07-12-2014, 11:38
4
Postado Originalmente por Tantra Ver Post
Moito Bom querida Neuza , gostaria saber si posso sustituir o "doce de gila" por outro que voce me recomende.
Voce nom mistura a levadura com leite e farinha , so leite
Com certeza que vou fazer
Obrigada , beijinhos
Olá Tantra,

simplemente não coloques o doce, mete mais açúcar e mais frutos secos.
Sim a levedura só se dissolve com leite e depois é que se junta à farinha, sempre foi assim, não percebi a tua duvida querida.

Beijinhos e obrigado
09-12-2014, 15:27
7
Que maravilha

Mas pronto... uma pessoa vê ali 4h de preparação e esmorece logo eu sei que deve valer cada minuto... mas não sou pessoa com muita paciência e tempo para estas coisas... Gostava muito de um dia me opor a fazer... mas ainda não vai ser este ano..

Quando for grande, vou ser como ali a minha comadre Susana e fazer tudo e tudo

Beijinhos*
09-12-2014, 16:09
8
Adorei a receita sera que posso usar outro tipo de fermento Neuza?
Aqui onde vivo nao tenho fermento de padeiro fresco e eu gostava muito de fazer o bolo mas nao sei que tipo de fermento usar nem quantidade certa se poder me ajudar agradeco desde ja Nao sou muito de comentar mas acompanho sempre as receitas que faz e realmente estao de parabens
09-12-2014, 18:15
9
Postado Originalmente por Estrela Ver Post
Adorei a receita sera que posso usar outro tipo de fermento Neuza?
Aqui onde vivo nao tenho fermento de padeiro fresco e eu gostava muito de fazer o bolo mas nao sei que tipo de fermento usar nem quantidade certa se poder me ajudar agradeco desde ja Nao sou muito de comentar mas acompanho sempre as receitas que faz e realmente estao de parabens
Olá Estrela,

pode usar o fermento de padeiro granulado, 2 saqueias de 7,5g cada.

Obrigado pela mensagem.

Beijinhos
09-12-2014, 18:16
10
Postado Originalmente por Nelia Pedrosa Ver Post
Que maravilha

Mas pronto... uma pessoa vê ali 4h de preparação e esmorece logo eu sei que deve valer cada minuto... mas não sou pessoa com muita paciência e tempo para estas coisas... Gostava muito de um dia me opor a fazer... mas ainda não vai ser este ano..

Quando for grande, vou ser como ali a minha comadre Susana e fazer tudo e tudo

Beijinhos*
Mas Nelia não te assustes que na realidade são apenas 30 minutos de trabalho, 40 minutos de forno e o resto é só para a massa descansar.
Olha que não dá assim tanto trabalho.


Beijinhos
12-12-2014, 12:08
11
Olá posso substituir o brandy por outra bebida ou simplesmente não pôr?
Não usamos brandy em casa
Obrigada.
12-12-2014, 15:58
12
Postado Originalmente por Ana Tejo Ver Post
Olá posso substituir o brandy por outra bebida ou simplesmente não pôr?
Não usamos brandy em casa
Obrigada.
Olá Ana, é necessário o brandy ou outra bebida forte principalmente nesta altura do ano, pois com o frio ajuda a levedar a massa.
Escolhe outra que tenhas aguardente, whisky..

Beijinhos
15-12-2014, 14:23
13
Ok vou por em prática.
Bjinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®